Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Prazo de adiamento do Brexit depende de argumento britânico, diz UE

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Prazo de adiamento do Brexit depende de argumento britânico, diz UE"

Publicada em  

Por Gabriela Baczynska

LUXEMBURGO (Reuters) - A União Europeia espera que as conversas entre os partidos britânicos em Londres criem uma maioria parlamentar a favor do acordo de separação que tramita na Câmara dos Comuns, e está disposta a conceder-lhes mais tempo para atingir esse objetivo, disse o negociador-chefe da UE para o Brexit, Michel Barnier.

Na véspera de uma cúpula de líderes nacionais do bloco, convocada para que estes decidam se concederão outro adiamento do Brexit ao Reino Unido, Barnier enfatizou que a duração de uma segunda prorrogação após o prazo atual de 12 de abril dependerá do argumento apresentado pela primeira-ministra britânica, Theresa May.

'A duração de uma prorrogação tem que estar alinhada ao propósito de qualquer prorrogação deste tipo', disse Barnier em uma coletiva de imprensa nesta terça-feira.

'Qualquer prorrogação deveria atender a um propósito. A duração deveria ser proporcional ao objetivo. Nosso objetivo é uma saía ordeira. 'Sem acordo' nunca será a decisão da UE. Para evitar o 'sem acordo', o Reino Unido precisa concordar com um acordo'.

Barnier falou depois de inteirar ministros do bloco sobre o Brexit. Embora a UE já tenha rejeitado uma exigência de May de um adiamento até 30 de junho, não está disposta a aceitar uma ruptura abrupta e danosa na sexta-feira.

Os ministros debateram as condições do bloco para qualquer adiamento longo, entre elas o Reino Unido participar das eleições do Parlamento Europeu em maio e se comprometer com uma 'cooperação sincera', ou a não minar as reformas e instituições importantes da UE caso continue filiado por mais tempo.

'O acordo de retirada não está aberto à renegociação', disse Barnier, acrescentando que a UE estaria disposta a atualizar o esboço de declaração sobre os laços bilaterais futuras que o acompanha caso as conversas de May com o Partido Trabalhista, de oposição, caminhem para uma união alfandegária.

'Nossas expectativas e nossa esperança são que este diálogo seja concluído com um resultado positivo, o que finalmente nos permitirá ter uma maioria positiva em relação a este acordo de retirada', disse Barnier.

Enviados da UE farão uma última reunião preparatória antes da cúpula de líderes de quarta-feira às 18h desta terça-feira em Bruxelas.

(Reportagem adicional de Clare Roth e Jan Strupczewski, em Bruxelas)

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. prazo de adiamento do brexit …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.