Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Preço para energia solar marca nova mínima em leilão no Brasil; eólica tem forte deságio

Placeholder - loading - Trabalhador limpa placas de captação de energia solar  07/10/2015 REUTERS/Bruno Kelly
Trabalhador limpa placas de captação de energia solar 07/10/2015 REUTERS/Bruno Kelly

Publicada em  

Atualizada em  

SÃO PAULO (Reuters) - Os preços da energia solar negociados até o momento no leilão para contratação de novos projetos de geração registraram nova mínima histórica, com menos de uma hora do início do certame, de acordo com dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Já os preços de energia eólica registraram deságio de mais de 50%, segundo informação do site da CCEE (http://leilaopublico.ccee.org.br/A4/).

Pouco antes das 11h, a energia solar tinha preço corrente no leilão de 84,49 reais por MWh, ante um valor inicial de 276 reais.

Já o preço para energia eólica tinha preço corrente de 96,15 reais, ante 208 reais, no valor inicial.

No leilão A-4 de 2018, usinas solares dominaram a licitação, com preços finais de venda da energia caindo a até cerca de 117 reais/MWh, um recorde negativo para a tecnologia no país, enquanto as eólicas viabilizaram apenas um projeto, mas com tarifa também em mínima histórica para a fonte, a 67 reais/MWh.

A queda nos valores de eólica e solar confirmou expectativas de especialistas ouvidos pela Reuters. No caso da energia solar, novas tecnologias também têm permitido um recuo nas cotações.

A licitação, conhecida como A-4, começou às 10h e pretende viabilizar empreendimentos para operação a partir de 2023.

Segundo especialistas, a demanda deve ser baixa devido ao lento ritmo de retomada da economia brasileira, enquanto o número de projetos cadastrados para a disputa mantém-se elevado.

Os vencedores da concorrência fecham a venda da produçãofutura às distribuidoras de energia locais, que atendem osconsumidores finais.

As apostas no mercado são de uma contratação de cerca de 1gigawatt em capacidade, volume movimentado no A-4 do anopassado, contra 51 gigawatts em empreendimentos aptos aparticipar. No ano passado, eram 48,7 gigawatts.

Além de usinas fotovoltaicas e eólicas, o leilão também éaberto para pequenas hidrelétricas e térmicas a biomassa, masessas duas últimas fontes têm custos maiores e devem ver umacontratação menor, marginal em relação ao total do certame, segundo analistas.

Empresas como as francesas EDF, Voltalia e a italiana Enel são vistas como fortes competidoras, uma vez que viabilizaram projetos em licitações recentes e possuem usinas prontas para essa próxima licitação. A canadense Canadian Solar também é vista como umadas favoritas, por sua forte presença no setor solar do Brasil.

(Por Luciano Costa e Roberto Samora)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia “ABBA Gold”: 30º aniversário do álbum é celebrado com edição especial

“ABBA Gold”: 30º aniversário do álbum é celebrado com edição especial

Após de três décadas do lançamento do projeto de grandes sucessos do ABBA, o quarteto anuncia a nova versão que celebra o aniversário do disco. A coleção dos grandes hits, “ABBA Gold” está prevista para ser divulgada no dia 23 de setembro e conta com canções como 'Dancing Queen', 'Take A Chance On Me', 'Mamma Mia', 'Super Trouper', 'Fernando', 'Waterloo' e 'The Winner Takes It All'.

O disco da banda sueca é uma das produções mais bem sucedidas na indústria da música, tendo vendido mais de 32 milhões de unidades ao redor do mundo. Outro marco impressionante, é o álbum ter sido o segundo mais vendido de todos os tempos no Reino Unido passando mais de 1.055 semanas no Official UK Albums Chart. Com isso, tornou-se o álbum mais antigo no Official Albums Chart Top 100 de todos os tempos.

Originalmente, o trabalho de 19 faixas foi lançado em 21 de setembro de 1992, e já foi reeditado diversas outras vezes. Um exemplo disso foi a remasterização do disco em 2010, que também foi reembalado para coincidir com o lançamento do filme musical inspirado no ABBA, “Mamma Mia!”

Para marcar a primeira divulgação desse álbum tão emblemático, sua edição comemorativa virá em múltiplos formatos, que serão: 2 novos LPs Picture Disc de vinil pesado, alojado em capa dobrável cortada; novo cassete dourado – também disponível em preto; e ouro 2LP – vinil dourado 2 x 180g. A nova edição limitada do ABBA também já está disponível para pré-encomenda aqui.



O grupo, composto por Björn Ulvaeus, Benny Andersson, Agnetha Fältskog e Anni-Frid Lyngstad, lançou sua última obra em novembro do ano passado. Intitulado “Voyage”, o nono disco de estúdio rendeu muita visibilidade à banda – já que estreou na segunda posição da Billboard 200. Além disso, o primeiro single do álbum, "I Still Have Faith in You", rendeu ao grupo sua primeira indicação ao Grammy.

11 H
  1. Home
  2. noticias
  3. preco para energia solar …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.