Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Preços ao produtor na China caem com menos força em novembro

Placeholder - loading - Funcionário coloca placa de preço em supermercado de Hangzhou, China. China Daily via REUTERS
Funcionário coloca placa de preço em supermercado de Hangzhou, China. China Daily via REUTERS

Publicada em  

Atualizada em  

PEQUIM (Reuters) - Os preços nos portões das fábricas da China recuaram a um ritmo mais lento em novembro, ampliando os sinais de que a segunda maior economia do mundo está se recuperando da pandemia de Covid-19, mas os preços ao consumidor caíram inesperadamente pela primeira vez em mais de uma década.

O índice de preços ao produtor caiu 1,5% em novembro na comparação com o ano anterior, informou a Agência Nacional de Estatísticas. A queda foi menor do que a deflação de 1,8% esperada em pesquisa da Reuters e do que o recuo de 2,1% em outubro.

Os preços ao consumidor caíram na base anual pela primeira vez desde outubro de 2009, mas isso se deveu a uma queda nos preços da carne suína já que a oferta se recuperou da febre suína africana nos últimos anos.

O índice de preços ao consumidor recuou 0,5% em novembro na comparação com o mesmo período do ano anterior, depois de subir 0,5% em outubro. O resultado fucou abaixo até mesmo da projeção mais fraca em pesquisa da Reuters, cujas estimativas variaram de queda de 0,3% a alta de 0,5%.

'Isso foi causado quase que inteiramente por melhoras na oferta de carne suína e não é evidência de fraqueza da demanda', disse Julian Evans-Pritchard, economista sênior de China na Capital Economics.

A China tem apresentado uma recuperação constante da crise do coronavírus, com as exportações e atividade industrial aumentando rapidamente em novembro. Mas existem algumas preocupações sobre uma recuperação irregular já que certos setores enfrentam o aumento do iuan e a demanda global ainda fraca.

A recente série de divulgações positivas, entretanto, provocou alguma especulação de que o banco central pode apertar a política monetária, embora autoridades digam que não têm pressa dadas as incertezas em torno da pandemia.

(Reportagem de Stella Qiu e Kevin Yao)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. precos ao produtor na china …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.