Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Premiê britânica enfrenta parlamentares rebeldes pró-UE para vencer votação sobre Brexit

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Premiê britânica enfrenta parlamentares rebeldes pró-UE para vencer votação sobre Brexit"

Publicada em  

Por Elizabeth Piper e William James

LONDRES (Reuters) - A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, venceu nesta quarta-feira uma crucial votação no Parlamento sobre o Brexit, mantendo em curso seus planos do governo de encerrar mais de 40 anos de parceria britânica com a União Europeia.

Após o parlamentar conservador pró-UE Dominic Grieve dizer que iria apoiar a proposta do governo para uma “votação significativa” no Parlamento sobre a saída do Reino Unido, uma possível rebelião que poderia enfraquecer a autoridade de May foi evitada.

A primeira-ministra adotou uma estratégia de alto risco ao enfrentar rebeldes em seu Partido Conservador, e isto rendeu frutos. A câmara alta do Parlamento mais tarde aprovou o projeto de lei, abrindo o caminho para isto se tornar lei após receber “aprovação real” formal da rainha.

May disse em comunicado que a aprovação do projeto é uma medida crucial para realizar o Brexit, e mais detalhes de futuras ligações propostas com a UE serão publicados nas próximas semanas.

Mas a batalha sobre o projeto de lei de saída da União Europeia, seu esboço do Brexit, pode ser uma amostra do que está por vir. May precisa ver aprovadas diversas outras propostas pelo Parlamento para preparar o Reino Unido para a vida fora da UE, uma mudança importante para suas relações comerciais e políticas após décadas no bloco.

Alguns de seus oponentes sobre o Brexit podem simplesmente ter decidido esperar para disputas posteriores em questões como futuros laços comerciais e acordos aduaneiros com o bloco antes da saída programada do Reino Unido, em março do ano que vem.

Seis conservadores ainda votaram contra o governo. Mas por ora, May está aliviada de ter superado outra possível crise sobre sua proposta para o papel do Parlamento, caso não conseguir negociar um acordo de saída com a UE ou caso parlamentares rejeitarem um acordo que ela trouxer de Bruxelas.

“Houve uma grande questão de princípio aqui, que era que o governo deve poder ser livre para negociar e nós precisamos ser livres para sustentar em nossas negociações a possibilidade de um não acordo, ou ao invés disto toda a vantagem estará com o lado da UE”, disse o ministro do Comércio, Liam Fox, à BBC.

Outros conservadores concordaram. “Isto fortalece nossa mão”, disse um, enquanto parlamentares da oposição descreveram a votação como decepcionante.

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia Início da campanha eleitoral, pagamento do Auxílio Taxista e mais desta terça

Início da campanha eleitoral, pagamento do Auxílio Taxista e mais desta terça

Confira um resumo das principais notícias do Brasil e do mundo!

Nacional

A campanha eleitoral começa oficialmente nesta terça-feira em todo o Brasil. Os candidatos podem distribuir materiais gráficos, promover comícios e fazer propaganda na internet, desde que respeitem as regras estabelecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral. A campanha vai até 1º de outubro, véspera do primeiro turno de votação.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, tomará posse na noite de hoje como presidente do Tribunal Superior Eleitoral. Sucessor do ministro Edson Fachin, Moraes terá um mandato de dois anos. Na mesma cerimônia, Ricardo Lewandowski, assumirá como vice.

A Polícia Federal cumpre nesta terça-feira mandados de busca e apreensão contra suspeitos de ataques hackers a sistemas do governo federal. Eles teriam atuado na derrubada do ConecteSUS, plataforma de emissão do Certificado Nacional de Vacinação, no fim do ano passado. Segundo a PF, os envolvidos integram uma organização transnacional dedicada à prática de crimes dessa natureza contra entidades públicas e privadas no Brasil, Estados Unidos, Portugal e Colômbia.

O Ministério da Educação divulga hoje o resultado do processo seletivo para o segundo semestre do Fies. A lista dos aprovados pode ser consultada no Portal Único de Acesso. Os candidatos pré-selecionados devem complementar as informações das inscrições entre amanhã e sexta-feira.

4 H
  1. Home
  2. noticias
  3. premie britanica enfrenta …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.