Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Premiê britânica escapa por pouco de derrota em votação parlamentar sobre leis comerciais

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Premiê britânica escapa por pouco de derrota em votação parlamentar sobre leis comerciais"

Publicada em  

Por William James e Andrew MacAskill

LONDRES (Reuters) - A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, escapou por pouco de uma derrota no Parlamento pelas mãos de parlamentares pró-União Europeia de seu próprio partido nesta terça-feira, contendo uma rebelião que ameaçou agravar uma crise causada por sua estratégia para o Brexit, a desfiliação britânica da UE.

Por 307 votos a 301, o Parlamento rejeitou uma emenda em uma legislação comercial que teria obrigado o governo a tentar negociar uma união alfandegária com a UE se não tiver conseguido obter um acordo com o bloco que ofereça livre-comércio para bens sem atritos até 21 de janeiro de 2019.

A vitória apertada é a terceira de May nesta semana, o que sublinha a dificuldade que ela enfrenta para aprovar leis ligadas a uma das decisões mais polarizadoras e importantes da história britânica moderna somente com um governo de minoria e um partido dividido internamente.

Ao vencer a votação desta terça-feira a premiê evitou o risco de ter que voltar atrás em sua promessa de que o país não será parte de nenhuma união alfandegária depois de deixar a UE --algo que teria enfurecido a ala pró-Brexit de sua sigla.

Mas o governo sofreu uma derrota inesperada em uma outra emenda, o que significa que agora terá que conseguir um acordo que permita ao Reino Unido continuar a participar do marco regulatório europeu de remédios.

O projeto de lei do comércio tem como foco converter acordos comerciais entre a UE e outros países em pactos bilaterais com o Reino Unido. Trata-se de um projeto de lei técnico, cujo objetivo inicial não era definir uma nova política comercial.

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. premie britanica escapa por …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.