Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Premiê britânico Johnson pede que líderes avancem mais em negociações sobre clima

Placeholder - loading - Premiê britânico, Boris Johnson, durante entrevista coletiva na COP26, em Glasgow 10/11/2021 REUTERS/Phil Noble
Premiê britânico, Boris Johnson, durante entrevista coletiva na COP26, em Glasgow 10/11/2021 REUTERS/Phil Noble

Publicada em  

GLASGOW (Reuters) - O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, pediu nesta quarta-feira que líderes mundiais avancem mais em suas promessas na conferência do clima em Glasgow, dizendo que o objetivo de limitar o aumento da temperatura global a 1,5 grau Celsius permanece ao alcance.

Com apenas alguns dias faltando para o encerramento da cúpula do clima da ONU COP26, Johnson viajou à Escócia para tentar convencer outros líderes a permitirem mais espaço de manobra aos negociadores para se chegar a acordos nos assuntos mais espinhosos, como financiamento e metas de emissão.

'Estamos vendo agora que as coisas estão difíceis, mas isso não significa que é impossível', disse Johnson, em uma entrevista coletiva.

'Não significa que não podemos manter o 1,5 vivo. Eu acho que com energia e compromisso suficientes, e com líderes ao redor do mundo ligando para seus negociadores e pedindo que eles se movam em maneiras que eles sabem que podem se mover, e deveriam se mover, ainda podemos alcançá-lo'.

A cúpula COP26 espera colocar em ação o Acordo de Paris de 2015, quando os países concordaram em limitar o aquecimento global a muito menos de 2,0 graus Celsius acima dos níveis pré-industriais, e tentar limitá-lo a 1,5.

'É muito frustrante ver esses países que passaram seis anos dando tapinhas nas próprias costas por terem assinado aquela nota promissória em Paris silenciosamente caminhando à inadimplência agora que as nações vulneráveis e as futuras gerações estão exigindo pagamento aqui em Glasgow', disse Johnson.

(Por Elizabeth Piper e William James)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. premie britanico johnson pede …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.