Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Premiê canadense Trudeau diz que vai buscar justiça por vítimas de avião ucraniano

Placeholder - loading - Premiê do Canadá, Justin Trudeau, em Ottawa 11/01/2020 REUTERS/Blair Gable
Premiê do Canadá, Justin Trudeau, em Ottawa 11/01/2020 REUTERS/Blair Gable

Publicada em  

Por Rod Nickel e Chris Helgren

EDMONTON, Alberta/TORONTO (Reuters) - O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, disse aos participantes de uma vigília em homenagem aos mortos na queda de um avião iraniano que vai 'buscar justiça e responsabilização' pelo que aconteceu.

O Irã informou que derrubou por engano um avião ucraniano na quarta-feira, matando todas as 176 pessoas a bordo. Entre os mortos estão 57 canadense, a maioria deles descendentes de iranianos, em uma das maiores perdas de vidas que o Canadá sofreu em 40 anos.

'Você pode se sentir insuportavelmente sozinho, mas não está sozinho. Seu país inteiro está com você hoje à noite, amanhã e nos próximos anos', disse Trudeau a 2.300 pessoas em um ginásio de basquete em Edmonton, na província de Alberta, lar de 13 das vítimas, a maioria relacionada à Universidade de Alberta.

Enquanto Trudeau discursava, caixas de lenços circulavam entre a multidão. Fotos das vítimas estavam no palco, ao lado de arranjos de pétalas de rosas, velas e pratos de tâmaras.

'Esta tragédia nunca deveria ter ocorrido, e eu quero garantir a vocês que tenham meu apoio total durante esse tempo extraordinariamente difícil... Vocês nos dão motivo para buscar justiça e responsabilização para vocês', disse o premiê, que pediu que o Canadá participasse da investigação sobre o acidente.

'Não vamos descansar enquanto ainda houver lacunas'.

Daniel Ghods disse que sua namorada, Saba Saadat, estudante de Ciências Biológicas, era um 'vislumbre de luz' em sua vida antes de morrer no acidente.

'Neste mundo em que vivemos, é fácil ficar insensível às tragédias que acontecem à nossa volta', acrescentou. 'Peço a todos que mantenham sua humanidade e sejam gentis uns com os outros'.

Os memoriais devem continuar por vários dias no país, incluindo vigílias à luz de velas.

(Por David Ljunggren; reportagem adicional de Chris Helgren em Toronto)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. premie canadense trudeau diz …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.