Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Premiê do Japão substituirá aliado partidário crucial antes de eleição

Placeholder - loading - Primeiro-ministro do Japão, Yoshihide Suga, durante entrevista coletiva em Tóquio 17/08/2021 Kimimasa Mayama/Pool via REUTERS
Primeiro-ministro do Japão, Yoshihide Suga, durante entrevista coletiva em Tóquio 17/08/2021 Kimimasa Mayama/Pool via REUTERS

Publicada em  

Por Antoni Slodkowski e Leika Kihara

TÓQUIO (Reuters) - O primeiro-ministro do Japão, Yoshihide Suga, está prestes a substituir um impopular aliado de longa data agora que tenta angariar apoio antes de uma votação da liderança de seu partido que ele precisa vencer antes da eleição geral planejada para outubro, noticiou a mídia nesta terça-feira.

Toshihiro Nikai, secretário-geral do Partido Liberal Democrata (PLD), disse a Suga que renunciará durante uma reunião na segunda-feira, disseram as reportagens.

'Estou no cargo de secretário-geral há mais de cinco anos, quero que você faça a reformulação sem hesitação', disse Nikai a Suga, de acordo com a emissora pública NHK.

Nikai foi fundamental ao ajudar Suga a se tornar premiê no ano passado, e também foi o primeiro dos chefes das facções do PLD a dar o endosso de seu grupo a Suga na disputa deste ano.

Mas alguns parlamentares expressam desconforto com a extensão do poder de Nikai, de 82 anos, que ocupa o posto central do partido, que controla fundos de campanha, desde agosto de 2016 --o período mais longo da história do PLD.

Rival de Suga pela liderança partidária, o ex-ministro das Relações Exteriores Fumio Kishida provocou a ira de Nikai depois de propor limites a cargos executivos e prometer promover parlamentares jovens e de nível intermediário à custa de pesos-pesados na semana passada.

A proposta foi vista como uma manobra de Kishida para atrair membros da base do PLD que, ao contrário do ocorrido no ano passado, votarão com parlamentares e que, receosos de perder as vagas, podem hesitar em seguir os ordens dos mais velhos.

(Reportagem adicional de Kiyoshi Takenaka, Daniel Leussink e Tetsushi Kajimoto)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. premie do japao substituira …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.