Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Presidente da China defende papel maior do G20 na governança econômica global

Placeholder - loading - Presidente chinês, Xi Jinping, no Fórum Econômico Mundial de Davos em 2017 17/01/2017 REUTERS/Ruben Sprich
Presidente chinês, Xi Jinping, no Fórum Econômico Mundial de Davos em 2017 17/01/2017 REUTERS/Ruben Sprich

Publicada em  

(Reuters) - O presidente da China, Xi Jinping, pediu nesta segunda-feira que o mundo fortaleça a coordenação de políticas macroeconômicas e aumento o papel do G20 na governança econômica global, ao apontar uma recuperação 'bastante instável' da pandemia de coronavírus.

Falando em uma reunião virtual do Fórum Econômico Mundial --encontro geralmente realizado na estância de esqui suíça de Davod--, Xi disse que o panorama econômico global continua incerto e que as emergências de saúde pública 'podem muito bem se repetir' no futuro.

Xi, em sua primeira participação no fórum desde sua defesa vigorosa do livre comércio e da globalização em um discurso em Davos em 2017, adotou um tom semelhante desta vez, defendendo o multilateralismo como saída para os desafios atuais em um discurso de cerca de 25 minutos.

'Deveríamos construir uma economia mundial aberta... descartar padrões, regras e sistemas discriminatórios e excludentes e remover barreiras ao comércio, investimento e interações tecnológicas', disse.

O G20 deveria ser reforçado para ser o 'principal fórum de governança econômica global', e o mundo deveria 'se engajar em uma coordenação de políticas macroeconômicas mais estreita', acrescentou Xi.

A comunidade internacional deveria ser governada de acordo com regras e consenso acertados por todos os países, ao invés de um ou vários emitirem ordens, disse ele, sem identificá-lo.

(Por Meg Shen e Tom Daly)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. presidente da china defende …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.