Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Presidente da China pede que Ocidente retire sanções contra a Síria

Placeholder - loading - O presidente chinês, Xi Jinping, cumprimenta o presidente da Síria, Bashar al-Assad, na cidade de Hangzhou 22/09/2023 SANA/Divulgação via REUTERS
O presidente chinês, Xi Jinping, cumprimenta o presidente da Síria, Bashar al-Assad, na cidade de Hangzhou 22/09/2023 SANA/Divulgação via REUTERS

Publicada em  

Por Joe Cash

PEQUIM (Reuters) - O presidente da China, Xi Jinping, pediu nesta sexta-feira que o Ocidente retire as sanções contra a Síria e ofereceu ajuda de Pequim na reconstrução do país devastado pela guerra, em rara conversa com o líder sírio que encarava o ostracismo, Bashar al-Assad.

A reunião na cidade chinesa de Hangzhou deu impulso à campanha de Assad para retornar ao cenário global enquanto permite que a China avance com seus interesses estratégicos no Oriente Médio, onde já está alinhada com a Arábia Saudita e com o Irã.

'A China se opõe à interferência de forças externas nos assuntos internos da Síria… e pede que todos os países relevantes retirem sanções ilegais e unilaterais contra a Síria', informa transcrição das conversas publicada pela imprensa estatal chinesa.

Xi também disse a Assad que a China ajudaria a Síria a reconstruir sua economia arruinada e a combater a agitação interna, elevando os laços entre os países ao patamar de uma 'parceria estratégica'.

Na diplomacia chinesa, uma 'parceria estratégica' implica na coordenação mais próxima em assuntos regionais e internacionais, incluindo a esfera militar. É um grau abaixo do que Pequim chama de 'parceria estratégica abrangente'.

Sanções ocidentais contra a Síria têm sido cada vez mais reforçadas desde o começo de uma guerra civil em 2011, com repressão a protestos, que acabou matando centenas de milhares de pessoas e deixou milhões refugiadas.

Apoiado pela Rússia e pelo Irã, o governo de Assad agora controla a maior parte do território sírio e restabeleceu laços nos últimos anos com vizinhos árabes que antes apoiaram seus adversários.

(Reportagem de Joe Cash e Ella Cao)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. presidente da china pede que …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.