Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Presidente da União Africana diz que oferta de grãos de Putin não é suficiente, cessar-fogo na Ucrânia é necessário

Presidente da União Africana diz que oferta de grãos de Putin não é suficiente, cessar-fogo na Ucrânia é necessário

Reuters

28/07/2023

Placeholder - loading - Cúpula Rússia-África em São Petersburgo  28/7/2023    Mikhail Metzel/TASS Host Photo Agency via REUTERS
Cúpula Rússia-África em São Petersburgo 28/7/2023 Mikhail Metzel/TASS Host Photo Agency via REUTERS

O presidente da União Africana, Azali Assoumani, disse nesta sexta-feira que as propostas do presidente russo, Vladimir Putin, para fornecer grãos à África não são suficientes e que um cessar-fogo na Ucrânia é necessário.

Em um discurso de encerramento de uma cúpula Rússia-África em São Petersburgo, ele também disse que Putin mostrou disposição para negociar com a Ucrânia e que 'o outro lado' agora precisa ser persuadido.

Putin afirmou aos líderes africanos que a Rússia está pronta para fornecer grãos à África, alguns deles de graça, depois de se recusar na semana passada a estender a iniciativa de grãos do Mar Negro, que permitiu à Ucrânia exportar grãos com segurança de seus portos marítimos, apesar da guerra.

Isso, e o subsequente bombardeio da Rússia às instalações e depósitos de exportação de grãos ucranianos, elevaram o preço global dos grãos.

'O presidente da Rússia demonstrou que está pronto para nos ajudar na área de abastecimento de grãos', disse Assoumani. 'Sim, isso é importante, mas pode não ser suficiente. Precisamos alcançar um cessar-fogo.'

'O presidente Putin nos mostrou que está pronto para dialogar e encontrar uma solução', acrescentou. 'Agora precisamos convencer o outro lado.'

Putin havia dito aos líderes africanos que era Kiev que se recusava a negociar com ele sob um decreto aprovado logo depois que ele afirmou em setembro passado ter anexado quatro regiões ucranianas que a Rússia controla parcialmente.

A Rússia há muito afirma que está aberta a negociações, mas que elas devem levar em conta essas 'novas realidades' no terreno.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, rejeitou a ideia de um cessar-fogo agora que deixaria a Rússia no controle de quase um quinto de seu país e daria às suas forças tempo para se reagrupar após 17 meses de guerra.

(Reportagem da Reuters)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...