Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Presidente do BC do Japão alerta para batalha prolongada contra pandemia; mantém política monetária

Placeholder - loading - Presidente do Banco do Japão, Haruhiko Kuroda, durante entrevista em Washington 19/10/2019 REUTERS/Carlos Jasso
Presidente do Banco do Japão, Haruhiko Kuroda, durante entrevista em Washington 19/10/2019 REUTERS/Carlos Jasso

Publicada em  

Atualizada em  

Por Leika Kihara e Tetsushi Kajimoto

TÓQUIO (Reuters) - O banco central do Japão está se preparando para uma batalha prolongada contra a pandemia de coronavírus já que uma segunda onda de infecções não pode ser descartada, disse nesta terça-feira o presidente do Banco do Japão, Haruhiko Kuroda, sinalizando sua prontidão para ampliar o suporte monetário.

O Banco do Japão manteve sua visão de que a terceira maior economia do mundo vai se recuperar gradualmente conforme a pandemia perder força na segunda metade do ano, sugerindo que adotou medidas suficientes por enquanto.

Mas o banco central aumentou o volume nominal de seus pacotes de empréstimo para empresas com carência de dinheiro a 1 trilhão de dólares, ante 700 bilhões de dólares anunciados no mês passado.

'Não podemos descartar o risco de uma segunda onda de infecções', o que ampliaria as preocupações sobre o número de casos em economias emergentes, disse Kuroda em entrevista à imprensa.

Essas incertezas sobre a pandemia ofuscam as perspectivas econômicas do Japão e podem forçar o banco central a prorrogar suas ferramentas de resposta à crise para além do prazo atual de março de 2021, disse ele.

'Se a necessidade para nosso suporte diminuir, podemos avaliar uma saída. Mas estamos prontos para manter esses suportes por um longo tempo', disse Kuroda.

Em um movimento esperado, o Banco do Japão manteve a meta de controle da curva de rendimento em -0,1% para juros de curto prazo e em 0% para taxas de longo prazo.

(Reportagem adicional de Kaori Kaneko e Daniel Leussink)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. presidente do bc do japao …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.