Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Presidente do Eurogrupo defende ação rápida para proteger Europa em meio a preços altos de energia

Presidente do Eurogrupo defende ação rápida para proteger Europa em meio a preços altos de energia

Reuters

13/03/2026

Placeholder - loading - Presidente do Eurogrupo, Kyriakos Pierrakakis 11/12/2025 REUTERS/Yves Herman
Presidente do Eurogrupo, Kyriakos Pierrakakis 11/12/2025 REUTERS/Yves Herman

Por Lefteris Papadimas

ATENAS, 13 Mar - A Europa deve ​agir rapidamente para conter as pressões e proteger suas economias e cidadãos, caso os altos preços da energia persistam por um período prolongado devido à guerra no Oriente Médio, afirmou nesta sexta-feira o presidente do Eurogrupo, Kyriakos Pierrakakis.

Os preços do petróleo subiram cerca de 37% desde o início da guerra, intensificando as preocupações com o impacto inflacionário e pressionando os governos europeus a ajudarem famílias e empresas.

Além de presidente do Eurogrupo, que reúne os ministros das Finanças da zona do euro, Pierrakakis é ministro das Finanças da Grécia. ⁠Segundo ⁠ele, as consequências de um conflito prolongado ​inevitavelmente se ‌refletiriam nos mercados de energia, nos custos de transporte, nos mercados financeiros e, em última instância, nos preços ao consumidor.

'É por isso que é importante que a Europa aja de forma rápida e coordenada para conter as pressões ⁠e proteger as nossas empresas, os nossos cidadãos e as nossas economias', ​disse ele à Reuters, em resposta a perguntas enviadas por e-mail.

A União Europeia ​está analisando os impostos sobre a energia, as taxas ‌de rede e ​os custos ⁠do carbono como possíveis áreas para medidas de curto prazo que visem aliviar a pressão sobre as indústrias, afetadas pelos elevados preços da energia.

França, Grécia e Polônia introduziram esta semana ​tetos para os preços do petróleo e restrições às margens de lucro, mas as finanças apertadas em algumas das principais economias significam que seu poder de fogo é limitado.

Pierrakakis afirmou que os recentes limites de lucro impostos pela Grécia aos combustíveis e ​aos produtos alimentícios não terão um 'impacto fiscal direto significativo no orçamento'. De acordo com o ministro, até o momento não há indícios de que o turismo e os investimentos -- importantes motores da recuperação econômica da Grécia -- tenham sido afetados.

ECONOMIA GREGA 'FORTE E RESILIENTE'

Ele afirmou ainda que o Orçamento da Grécia levou em consideração o pior cenário possível para todo o ano.

'Mesmo nessas condições, o crescimento econômico permaneceria próximo de 2%, o que demonstra ​que a economia grega continua forte e resiliente', afirmou.

Pierrakakis afirmou que ninguém pode prever com certeza ‌quanto tempo a crise atual irá ⁠durar, mas que a economia europeia 'tem a capacidade e a resiliência para absorver tais choques'.

A UE planeja investir fortemente em projetos de energia limpa, infraestruturas e redes ⁠elétricas, e está considerando financiamento adicional para pequenos reatores modulares (SMRs, ⁠na sigla em inglês) para reduzir ⁠sua dependência energética das ⁠importações ​de petróleo.

Pierrakakis pediu medidas mais rápidas para fortalecer a competitividade da UE.

(Reportagem de Lefteris Papadimas)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.