alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    Presidente turco diz estar determinado a reduzir taxa de juros

    Placeholder - loading - news single img

    1520

    Publicada em  

    Atualizada em  

    ANCARA (Reuters) - O presidente turco, Tayyip Erdogan, disse nesta quinta-feira que está determinado a reduzir a taxa de juros do país para níveis específicos e descreveu os comentários recentes sobre a queda das reservas cambiais do banco central como um ato que objetiva criar um sentimento negativo em relação à Turquia.

    'Juntos, vamos vencer essa batalha contra aqueles que tentam prender a Turquia em uma trama de taxa de câmbio, juros e inflação', disse ele em discurso a empresários em Ancara. 'Certamente estamos determinados a reduzir as taxas de câmbio, juros e inflação para níveis específicos', acrescentou.

    O presidente do banco central do país disse na terça-feira que altas de juros continuam sendo uma opção se a inflação saltar inesperadamente e defendeu a política de reservas do banco contra preocupações que cresceram conforme a lira caiu nas últimas semanas.

    Em sua reunião de política monetária na semana passada, o banco central deixou sua taxa de juros inalterada em 24 por cento. A inflação anual está atualmente perto de 20 por cento. Erdogan é um crítico regular de juros altos, exigindo menores custos de empréstimos para impulsionar a atividade econômica.

    A lira, que enfraqueceu 11 por cento em relação ao dólar neste ano, operava estável a 5,9675 contra a moeda norte-americana nesta quinta-feira. O principal índice de ações do país tinha queda de 0,51 por cento.

    A crise cambial do ano passado, alimentada em parte por preocupações com a pressão política sobre a política monetária do país, desvalorizou a lira em 30 por cento e ajudou a levar a economia à recessão.

    (Por Ece Toksabay e Tuvan Gumrukcu)

    Escrito por Thomson Reuters

    1. Home
    2. noticias
    3. presidente turco diz estar …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.