Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Primeiras crianças recebem vacinas contra Covid-19 em São Paulo

Placeholder - loading - 14/01/2022 REUTERS/Amanda Perobelli
14/01/2022 REUTERS/Amanda Perobelli

Publicada em  

Por Eduardo Simões

SÃO PAULO (Reuters) - As primeiras crianças na faixa de 5 a 11 anos a receberem a vacina pediátrica da Pfizer contra Covid-19 no Brasil foram imunizadas no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, na capital paulista, nesta sexta-feira.

Uma criança indígena de 8 anos com comorbidades foi a primeira a receber a vacina.

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que tem feito da vacinação contra a Covid-19 sua principal bandeira política em sua pré-candidatura à Presidência na eleição deste ano, acompanhou a vacinação das primeiras crianças, conversando com as mães e com as próprias crianças, enquanto elas eram vacinadas.

A primeira criança a receber a imunização no país foi o indígena de 8 anos de idade Davi Seremramiwe, da etnia Xavante, que está em tratamento de uma deficiência motora no Hospital das

O início da vacinação das crianças acontece quase um ano depois de a primeira pessoa receber uma vacina contra Covid-19 no Brasil também no HC da USP, a enfermeira Mônica Calazans, vacinada com a CoronaVac, vacina do laboratório chinês Sinovac envasada no Brasil pelo Instituto Butantan, vinculado ao governo paulista. Naquela ocasião, Doria também acompanhou o início da vacinação.

A imunização de crianças entre 5 e 11 anos no Brasil começa quase um mês depois de a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar a vacina pediátrica da Pfizer para esta faixa etária.

Após a aprovação da agência, o Ministério da Saúde decidiu fazer uma consulta pública sobre a vacinação de crianças contra a Covid, o que é incomum pois legalmente cabe à Anvisa atestar a eficácia e segurança dos imunizantes. O ministro Marcelo Queiroga chegou a dizer que não havia urgência em vacinar as crianças.

O presidente Jair Bolsonaro é contra a vacinação de crianças contra a Covid e, sem embasamento científico, coloca em dúvida a segurança da vacina. Ele afirmou que a imunização das crianças não se justifica, embora mais de 300 crianças nesta faixa etária tenham morrido de Covid-19 no Brasil.

O início da vacinação das crianças também ocorre em um momento em que a variante Ômicron do coronavírus, que é muito mais transmissível que outras cepas, provoca uma disparada no número de casos de Covid, o que tem levado especialistas a alertarem sobre a possibilidade de um colapso dos sistemas de saúde no Brasil.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. primeiras criancas recebem …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.