Produção industrial alemã cresce abaixo do esperado em setembro
Produção industrial alemã cresce abaixo do esperado em setembro
Reuters
06/11/2025
FRANKFURT (Reuters) - A produção industrial alemã cresceu menos do que o esperado em setembro, aumentando 1,3% em relação ao mês anterior, em meio a avanços nas indústrias automotiva e eletrônica, mas atenuada por um declínio na engenharia mecânica, informou o escritório federal de estatísticas nesta quinta-feira.
Analistas consultados pela Reuters haviam previsto um aumento de 3%.
O número ressalta a atividade econômica moderada na maior economia da Europa.
Os pedidos industriais, um indicador da produção futura, registraram na quarta-feira um aumento melhor do que o esperado em setembro, mas uma comparação menos volátil de três meses mostrou um declínio de 3% no terceiro trimestre em comparação com o segundo trimestre.
O governo do chanceler Friedrich Merz iniciou um aumento nos gastos com infraestrutura, um pacote de incentivos fiscais e preços mais baixos de eletricidade para apoiar as empresas.
Carsten Brzeski, chefe de análise macroeconômica do ING, disse que o crescimento foi muito fraco para marcar uma recuperação estrutural.
'Mesmo com uma recuperação cíclica em andamento, as fraquezas estruturais limitarão a produção industrial alemã por algum tempo', disse Brzeski.
(Reportagem de Bernadette Hogg e Ludwig Burger)
Reuters

