Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Promotores pedirão pena de morte para supremacista que matou 10 pessoas nos EUA

Placeholder - loading - Supremacista branco Payton Gendron é escoltado em tribunal dos EUA 15/02/2023 Derek Gee/Pool via REUTERS
Supremacista branco Payton Gendron é escoltado em tribunal dos EUA 15/02/2023 Derek Gee/Pool via REUTERS

Publicada em  

Por Joseph Ax

NOVA YORK (Reuters) - Promotores norte-americanos pedirão a pena de morte a um supremacista branco que matou dez negros em Buffalo em um mercado em 2022, marcando a primeira vez que o governo Biden inicia procedimentos para a punição capital.

O Departamento de Justiça afirmou nesta sexta-feira a um tribunal que pedirá a pena de morte para Payton Gendron, por mortes motivadas por “animosidades contra pessoas negras”.

Gendron, que tinha 18 anos no momento do massacre, declarou-se culpado em diferentes acusações de homicídio e terrorismo doméstico. Ele foi condenado à prisão perpétua em fevereiro, sem a possibilidade de liberdade condicional.

As advogadas de Gendron disseram que ele poderia se declarar culpado de mais duas dúzias de acusações federais, incluindo a de crime de ódio e violações do uso de armas, caso a pena de morte não fosse pedida.

Suas advogadas, MaryBeth Covert e Anne Burger, afirmaram em comunicado nesta sexta-feira que estavam “muito decepcionadas” com a decisão.

“Em vez da longa e traumática persecução capital, os esforços do governo federal seriam mais bem aproveitados no combate às forças que facilitaram este terrível crime, incluindo o fácil acesso a armas mortais e o fracasso das empresas de redes sociais em moderar a retórica de ódio e imagens que circulam online”, afirmaram.

Trata-se do primeiro caso em que o Departamento de Justiça comandado pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pede a pena capital, considerando um caso novo. O político fez campanha contra a pena de morte durante a corrida eleitoral de 2020.

Um porta-voz da Casa Branca disse que o Departamento de Justiça toma as decisões sobre as sentenças, mas a posição de Biden não mudou.

Os promotores federais sob o comando do procurador-geral dos EUA, Merrick Garland, solicitaram a pena de morte em dois outros casos, mas as decisões iniciais foram tomadas durante a administração Trump.

Na audiência de Gendron, quando mais de uma dezena de parentes das vítimas puderam falar, pelo menos um deles afirmou ser contra a punição capital: “Eu não quero a pena de morte para você. Quero mantê-lo vivo para que sofra com o pensamento do que fez pelo resto da sua vida”, afirmou Wayne Jones, cuja mãe, Celestine, foi morta no ataque.

Gendron transmitiu ao vivo o massacre pela plataforma Twitch e postou materiais online dizendo que se inspirou em ataques anteriores motivados por raça, de acordo com autoridades.

(Reportagem de Joseph Ax)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. promotores pedirao pena de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.