Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Protestos de agricultores mexicanos contra preços de grãos fecham aeroporto de Sinaloa

Placeholder - loading - Trabalhador segura milho transgênico importado dos EUA, em Tepexpan 15/03/2023 REUTERS/Raquel Cunha
Trabalhador segura milho transgênico importado dos EUA, em Tepexpan 15/03/2023 REUTERS/Raquel Cunha

Publicada em  

Por Cassandra Garrison

CIDADE DO MÉXICO (Reuters) - Os voos em um aeroporto internacional no Estado de Sinaloa, no norte do México, foram suspensos nesta quarta-feira, conforme protestos de agricultores exigindo garantias para os preços de grãos aumentaram um impasse com o governo.

Agricultores em pelo menos 20 Estados iniciaram manifestações na terça-feira, bloqueando o tráfego em rodovias e pedágios e ocupando escritórios do governo, assim como o aeroporto de Culiacan, capital do Estado de Sinaloa.

As operações no aeroporto foram suspensas pela primeira vez na tarde de terça-feira e permaneceram em pausa na quarta-feira, aguardando a chegada de funcionários para conversar com os agricultores, de acordo com a conta do aeroporto no Twitter.

Os produtores pediram ao presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, que garanta os preços do milho, trigo e sorgo, dizendo que a intervenção do governo é vital para conter uma queda acentuada nos preços internacionais dos grãos.

Os agricultores enviaram a ele uma carta pública na semana passada pedindo que o preço do milho fosse fixado em 7.000 pesos (402,90 dólares) por tonelada, o trigo em 8.000 pesos (460,45 dólares) por tonelada e o sorgo em 6.500 pesos (374,12 dólares) por tonelada para ajudar a mantê-los à tona conforme os custos de produção aumentam.

Afirmando não ter recebido resposta, um grande grupo de agricultores deslocou-se ao aeroporto de Culiacán e bloqueou as portas em vídeos partilhados nas redes sociais.

Em outros vídeos, os agricultores entraram em escritórios do governo e despejaram grãos pelo chão.

Tropas da Guarda Nacional e policiais foram mobilizados para alguns dos protestos, mostrou um vídeo.

Um porta-voz do governo federal não respondeu a um pedido de comentário. Um porta-voz do Ministério da Agricultura não fez comentários.

(Reportagem de Cassandra Garrison)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. protestos de agricultores …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.