Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Putin discute laços bilaterais e Brics em telefonema com premiê indiano

Putin discute laços bilaterais e Brics em telefonema com premiê indiano

Reuters

28/08/2023

Placeholder - loading - Putin e Modi em Samarkand, Uzbequistão  16/9/2022   Sputnik/Alexander Demyanchuk/Pool via REUTERS
Putin e Modi em Samarkand, Uzbequistão 16/9/2022 Sputnik/Alexander Demyanchuk/Pool via REUTERS

(Reuters) - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, discutiu por telefone os laços bilaterais, incluindo cooperação comercial, energética e espacial, com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, disse o Kremlin nesta segunda-feira.

Os dois líderes também discutiram a expansão planejada do Brics - que inclui Brasil, Índia, Rússia, China, e África do Sul - bem como uma cúpula do G20 a ser realizada em Nova Délhi no próximo mês.

A Rússia tem procurado fortalecer ainda mais os laços já cordiais com a Índia após a invasão à Ucrânia em fevereiro de 2022 ter desencadeado amplas sanções ocidentais a Moscou. A Índia é um grande comprador de petróleo russo.

“Questões atuais das relações russo-indianas, que estão se desenvolvendo progressivamente no espírito de uma parceria estratégica particularmente privilegiada, foram consideradas (na chamada)”, afirmou o Kremlin em comunicado.

“A dinâmica positiva da cooperação comercial e econômica foi afirmada”, acrescentou.

Na semana passada, Modi e Putin participaram da cúpula do Brics em Johanesburgo, embora o líder russo tenha participado apenas através de videochamada devido a um mandado de prisão do Tribunal Penal Internacional (TPI) contra ele por supostos crimes de guerra na Ucrânia.

O Kremlin, que nega veementemente a condenação do TPI, disse que Putin também não participará da reunião do G20 na Índia.

(Por Reuters)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...