Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Queda no desemprego, estouro da meta da inflação e mais desta quinta

Veja o que foi notícia na manhã de hoje

Placeholder - loading - Antena 1 Notícias - Resumo das principais notícias da manhã | Crédito da imagem: Antena 1
Antena 1 Notícias - Resumo das principais notícias da manhã | Crédito da imagem: Antena 1

Publicada em  

Confira um resumo das principais notícias do Brasil e do mundo!

Nacional

O Senado deve votar nesta quinta-feira a proposta que substitui a PEC dos Combustíveis. O projeto prevê o pagamento do chamado voucher caminhoneiro e pretende zerar a fila e aumentar o valor do Auxílio Brasil. A legislação impede a criação de novos benefícios sociais em ano eleitoral, por isso o texto propõe que seja decretado estado de emergência no país.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, disse que decidirá sobre a abertura da CPI do MEC após uma reunião com líderes partidários, que está marcada para o próximo dia 5. O pedido de instalação da Comissão para investigar suspeitas de corrupção no Ministério da Educação foi protocolado nesta terça-feira. Para que os trabalhos comecem, Pacheco precisa ler o requerimento no plenário.

Em nota, a Caixa Econômica Federal afirmou que há uma investigação em andamento para apurar casos de assédio na instituição. O presidente do banco, Pedro Guimarães, pediu demissão depois que denúncias contra ele vieram à tona. Daniella Marques, atual secretária de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, foi escolhida para assumir o cargo.

Economia

O desemprego no Brasil caiu para 9,8% no trimestre encerrado em maio, o patamar mais baixo para o período desde 2015. Segundo o IBGE, é a primeira vez em mais de seis anos que a taxa fica abaixo de dois dígitos. O número de desempregados registrou queda de 11,5% na comparação com o trimestre anterior.

A chance da inflação estourar o teto da meta este ano se próxima de 100%, segundo o relatório trimestral divulgado pelo Banco Central hoje. A meta é de 3,5%, com margem de 1,5% para cima ou para baixo. O BC estima que a taxa termine 2022 em 8,8%.

Hoje é o último dia para os Microempreendedores Individuais entregarem a Declaração Anual referente a 2021. A declaração é exigida de todos que atuaram como MEI em qualquer período do ano passado, mesmo sem faturar ou emitir nota fiscal. Quem perder o prazo está sujeito à multa e pode ter o CNPJ cancelado.

Internacional

A cúpula da Otan, realizada na Espanha, chegou ao fim nesta quinta-feira. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que esta edição foi histórica e citou o convite para que Finlândia e Suécia integrem a aliança militar. Em entrevista ao final do evento, Biden também prometeu apoiar a Ucrânia o tempo que for preciso.

A China disse que o novo Conceito Estratégico da Otan ignora a realidade e apresenta os fatos ao contrário. O documento, que não era revisado desde 2010, classifica Pequim como um desafio para a segurança e os valores da aliança. Essa foi a primeira vez que o texto fez referência ao país asiático.

A dissolução do Parlamento israelense foi aprovada nesta quinta-feira. Com isso, chega ao fim o governo do ultradireitista Naftali Bennett, que já adiantou que não concorrerá na próxima eleição. Ele liderou por um ano uma coalização heterogênea formada por oito partidos.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse que está aberto ao diálogo sobre a não proliferação de armas nucleares. Putin disse, no entanto, que não há nenhuma negociação em curso com os Estados Unidos. Os dois países são as maiores potências nucleares do mundo.

Escrito por Jornalismo - Gabriella Paques

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. queda no desemprego estouro …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.