Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Rádios AM são reativadas em carros elétricos de 2023

Ford Mustang Mach-e receberá atualização de software para tornar-se compatível a transmissões AM

Placeholder - loading - Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

Publicada em  

Em maio de 2023, o CEO da Ford, Jim Farley, anunciou que a montadora norte-americana iria manter o rádio AM em toda a sua frota de automóveis:

“Atualmente, os clientes podem ouvir conteúdo de rádio AM de várias maneiras em nossos veículos – inclusive via streaming – e continuaremos a inovar para oferecer opções de entretenimento e notificação de emergência ainda melhores no futuro. Agradecemos às nossas equipes de desenvolvimento e fabricação de produtos por sua resposta rápida para fazer essa mudança para nossos clientes”


em 2024, a fabricante manteve a sua palavra e iniciou a reativação da capacidade de transmissão AM em seus automóveis, com o intuito de permitir que os veículos elétricos vendidos sem o equipamento pudessem atualizar os seus softwares.

Com isso, as últimas picapes elétricas da montadora sem o recurso, como a Mustang Mach-e e a F-150 Lightning, começaram a ser gradativamente equipadas com a capacidade de transmissão AM - uma ferramenta considerada essencial para a comunicação de emergência pelo governo dos Estados Unidos.

“A atualização de software começou a ser implantada nesses veículos para configurar o rádio AM novamente e disponibilizá-lo para uso do cliente. A implantação está em andamento e os clientes podem receber a atualização em momentos diferentes”, comentou Alan Hall, Diretor de Comunicações Tecnológicas da Ford.

Imagem de conteúdo da notícia "Rádios AM são reativadas em carros elétricos de 2023" #1
Toque para aumentar

A iniciativa foi acompanhada por uma legislação proposta ao Congresso norte-americano, cujo objetivo é tornar o acesso à rádio algo obrigatório a todos os veículos fabricados ou importados pelo país. Assim, caso seja aprovada, a proposta de Lei de Rádio AM para Todos os Veículos (HR3413) permitirá que toda a população motorizada possa não somente consumir o rádio como uma forma de entretenimento, como também como um veículo de comunicação em massa para alertas governamentais.

Além disso, com a Ford dando continuidade a manutenção dos sistemas de rádio, outras montadoras, como a Nissan, Hyundai, Kia, Subaru, Land Rover, Jaguar e Mitsubishi Motors deverão seguir a mesma linha.

Sobre isso, o senador e um dos autores do projeto de lei, Ed Markey, comentou: “Aplaudo a Ford por sintonizar as preocupações de milhões de ouvintes, milhares de emissoras e incontáveis funcionários de gerenciamento de emergência que pediram às montadoras que mantenham rádio AM em seus veículos. O rádio AM é mais do que apenas um recurso de segurança essencial – é uma fonte gratuita e acessível para qualquer pessoa ouvir música, notícias, esportes e entretenimento”

Veja também:

DESTAQUES DO GRAMMY 2024

VIRALIZOU: “LINGER” – THE CRANBERRIES

Imagem de conteúdo da notícia "Novidade Big Hour: “What Love Is” – Zimmer90" #2
Toque para aumentar

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. radios am sao reativadas em …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.