Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Reino Unido se aproxima de acordo sobre cooperação com força de fronteira da UE

Placeholder - loading - Londres, Reino Unido 09/02/2022 REUTERS/Tom Nicholson
Londres, Reino Unido 09/02/2022 REUTERS/Tom Nicholson

Publicada em  

LONDRES (Reuters) - O governo do primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, anunciará nos próximos dias um acordo de cooperação com a agência de proteção de fronteiras da União Europeia, Frontex, em mais um sinal de descongelamento das relações pós-Brexit.

O porta-voz de Sunak disse nesta segunda-feira que o acordo significará que ambos os lados compartilharão informações sobre gangues envolvidas em imigração ilegal e colaborarão em tecnologias para evitar o tráfico de pessoas.

A Frontex 'tem uma visão incomparável da imigração ilegal e do crime transfronteiriço no continente europeu, por isso é obviamente correto que tenhamos essas conversas para chegar a esses acordos de trabalho que nos darão novas maneiras de combater a imigração ilegal', disse o porta-voz de Sunak.

Em um relato de uma ligação entre Sunak e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, no domingo, Downing Street disse que um acordo deve ser formalizado nos próximos dias.

Sunak fez da interrupção da chegada de pequenas embarcações que transportam solicitantes de asilo da França uma de suas cinco principais prioridades e espera que uma queda nas chegadas possa ajudar seu Partido Conservador, que está atrás nas pesquisas de opinião, a obter uma vitória inesperada nas próximas eleições gerais no final deste ano.

Embora o Reino Unido tenha firmado acordos bilaterais - incluindo um compromisso recente com a Turquia para desarticular gangues de contrabando de pessoas e combater a imigração ilegal - o país não tem mais acordos de retorno com a UE desde que deixou o bloco.

(Por Andrew MacAskill)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. reino unido se aproxima de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.