Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Relator de indicação ao STF apresenta parecer e Kassio Nunes será sabatinado dia 21

Placeholder - loading - Plenário do Supremo Tribunal Federal 17/10/2019 REUTERS/Adriano Machado
Plenário do Supremo Tribunal Federal 17/10/2019 REUTERS/Adriano Machado

Publicada em  

Por Maria Carolina Marcello

BRASÍLIA (Reuters) - O senador Eduardo Braga (MDB-AM), relator da indicação do desembargador Kassio Nunes para vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), apresentou seu parecer nesta quarta-feira, cumprindo calendário estimado para permitir que a sabatina do candidato ocorra na quarta-feira da próxima semana.

A partir da apresentação do parecer --que se limita a fornecer elementos necessários para a formação de opinião dos parlamentares-- senadores terão uma semana para avaliação até a sabatina, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.

Após a sabatina, o nome ainda precisa passar por votações secretas na CCJ e no plenário do Senado.

No parecer, Braga descreve o currículo de Nunes e cita 'decisões bem fundamentadas' tomadas por ele, mas também aponta 'quantidade significativa de questões sobre a formação do indicado'.

'No entanto, não observamos fatos relevantes que pudessem suscitar dúvidas sobre seu saber jurídico ou desabonar sua reputação --estes, sim, requisitos constitucionais para o exercício do cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal', sustenta o relator.

O senador cita uma 'confusão semântica' no currículo do indicado, que traz palavra em espanhol e levantou dúvidas sobre atividade acadêmica no exterior, e também 'uma suposta sobreposição cronológica nos cursos que frequentou', nas palavras de Braga.

'As explicações complementares prestadas em correspondência dirigida a todos os senhores senadores e senhoras senadoras afastam qualquer especulação sobre a boa-fé do indicado e a higidez das informações curriculares. Ainda que se verificasse alguma inconsistência concreta --o que não ocorreu e admite-se apenas para argumentar-- isso influiria muito pouco no exame dos requisitos constitucionais que adstringem esta Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania', pondera o relator.

Como exemplos de decisões 'bem fundamentadas de alto impacto econômico e social' do desembargador quando atuou no Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Braga citou a que suspendeu, em 2018, ordem judicial de proibição de registro de produtos com as substâncias abamectina e glifosato; a suspensão, no mesmo ano, de ordem que impedia o ingresso de imigrantes venezuelanos no Brasil; e também a que derrubou liminar que determinava a desocupação de 2,5 mil moradores não índios da comunidade Jarudore, no município de Poxoréu, em Mato Grosso; além de decisão que manteve resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre rotulagem de produtos alergênicos.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. relator de indicacao ao stf …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.