Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Rússia aprova lei que abandona ratificação do tratado de proibição de testes nucleares

Placeholder - loading - Membros do Parlamento russo em Moscou  18/10/2023  Divulgação via REUTERS
Membros do Parlamento russo em Moscou 18/10/2023 Divulgação via REUTERS

Publicada em  

Por Filipp Lebedev e Mark Trevelyan

(Reuters) - O Parlamento russo concluiu nesta quarta-feira a aprovação de uma lei que abandona a ratificação do tratado global que proíbe os testes de armas nucleares, o que evidencia o profundo esfriamento nas relações com os Estados Unidos, à medida que Moscou prossegue com sua guerra na Ucrânia.

O vice-ministro das Relações Exteriores, Sergei Ryabkov, disse que a Rússia não estava preparada para retomar a discussão de questões nucleares com os EUA, a menos que Washington abandone sua política 'hostil'.

O projeto de lei para retirar a ratificação do Tratado de Proibição Completa de Testes Nucleares (CTBT) foi aprovado por 156 votos a zero na câmara alta, depois que a câmara baixa também o aprovou por unanimidade. Agora, o projeto de lei segue para assinatura do presidente Vladimir Putin.

Putin havia solicitado a mudança para 'espelhar' a posição dos Estados Unidos, que assinaram o CTBT em 1996, mas nunca o ratificaram.

Embora nunca tenha entrado formalmente em vigor, o CTBT tornou os testes nucleares um tabu - nenhum país, exceto a Coreia do Norte, realizou um teste envolvendo uma explosão nuclear neste século.

A Rússia afirma que não retomará os testes a menos que Washington o faça, mas os especialistas em controle de armas dizem que um teste da Rússia ou dos Estados Unidos poderia desencadear uma nova corrida armamentista - e mais testes de outros países - em um momento de grande tensão, com guerras na Ucrânia e no Oriente Médio.

A CNN publicou imagens de satélite no mês passado mostrando que a Rússia, os Estados Unidos e a China expandiram seus locais de testes nucleares nos últimos anos.

O Departamento de Energia dos EUA disse na semana passada que havia realizado uma explosão química em seu local de testes em Nevada 'para melhorar a capacidade dos Estados Unidos de detectar explosões nucleares de baixo rendimento em todo o mundo'.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. russia aprova lei que …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.