Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Rússia assume controle de mais ativos de empresas da UE por apoio à Ucrânia

Rússia assume controle de mais ativos de empresas da UE por apoio à Ucrânia

Reuters

16/10/2026

Placeholder - loading - Presidente russo, Vladimir Putin, em Moscou  15 de outubro de 2026   Sputnik/Mikhail Metzel/Pool via REUTERS
Presidente russo, Vladimir Putin, em Moscou 15 de outubro de 2026 Sputnik/Mikhail Metzel/Pool via REUTERS

Por Gleb Bryanski

MOSCOU, 16 Out (Reuters) - A ​Rússia assumiu o controle dos ativos locais de quatro empresas de França, Alemanha, Suécia e Bélgica, de acordo com um decreto do presidente Vladimir Putin, em retaliação ao apoio prestado pela Europa à Ucrânia durante a guerra.

O decreto de quinta-feira listou ativos pertencentes à fabricante francesa de pisos Tarkett, à fabricante alemã de embalagens Menshen, à fabricante sueca de embalagens Sverige International Holdings e à empresa belga de produtos de higiene Ontex.

O decreto também listou os ativos russos da ⁠antiga empresa ⁠europeia de embalagens metálicas Eviosys, adquirida ​pelo ‌grupo norte-americano de embalagens Sonoco em dezembro de 2024. O decreto listou os ativos como de propriedade da unidade holandesa da Sonoco.

Os líderes da UE se uniram em apoio ao presidente Volodymyr Zelenskiy em uma ⁠cúpula na sexta-feira, em um dos momentos mais difíceis para a ​Ucrânia, em meio a temores de que os EUA possam suspender o ​compartilhamento de informações de inteligência e o ‌apoio com armas a ​Kiev.

O ⁠Kremlin afirmou que a tomada de controle dos ativos deu continuidade a uma tendência, após medida semelhante no mês passado contra a gigante alimentícia Nestlé e as ​redes de varejo Auchan e Metro.

“O país de origem foi um dos fatores levados em consideração na tomada da decisão”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, acrescentando que esses países estavam envolvidos em “expropriações ilegais de propriedades russas”.

A ​administração temporária dos bens das empresas europeias foi transferida para empresas russas até então praticamente desconhecidas.

A Ontex, que emprega 350 pessoas na Rússia e opera uma fábrica nos arredores de Moscou, informou que foi notificada sobre o decreto e que “considerará medidas adequadas para salvaguardar seus ativos e a continuidade das operações da Ontex Rússia”.

A Sonoco afirmou em seu relatório de 2025 que havia concluído sua ​saída da Rússia em 2022, mas adquiriu mais ativos — representando 0,5% do total ‌da empresa — como parte do negócio ⁠com a Eviosys.

A Tarkett disse que estava “perdendo o controle efetivo sobre suas operações na Rússia” e que estava avaliando a situação.

O Kremlin afirmou que as ⁠medidas respondiam ao envolvimento dos países da UE ⁠em “hostilidades diretas no campo de batalha”, ⁠mas que também ⁠eram “reversíveis”.

(Reportagem ​adicional de Elena Fabrichnaya e Gleb Stolyarov, em Moscou, e Mateusz Rabiega, em Gdansk)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...