Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Rússia classifica reuniões de paz sobre Ucrânia como 'inúteis' e diz que plano não pode ser bem-sucedido

Placeholder - loading - Zelenskiy se reúne com secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, e outros em Davos 16/01/2024 REUTERS/Denis Balibouse
Zelenskiy se reúne com secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, e outros em Davos 16/01/2024 REUTERS/Denis Balibouse

Publicada em  

(Reuters) - A Rússia disse nesta terça-feira que estava cada vez mais evidente para o mundo que o plano do presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, para resolver a guerra de quase dois anos não tinha esperança de ser bem-sucedido e descartou as reuniões dedicadas a ele como 'inúteis e prejudiciais'.

A quarta de uma série de reuniões que reúne autoridades de várias dezenas de países -- mas não a Rússia -- foi realizada esta semana em Davos. Um comentário no site do Ministério das Relações Exteriores da Rússia disse que a reunião expôs as diferenças entre os participantes e não produziu nenhum aumento no apoio às propostas.

'Há um entendimento cada vez maior de que nenhuma paz geral, justa e sustentável pode ser alcançada com o foco no ultimato da 'fórmula Zelenskiy'', disse o comentário.

'Todas essas reuniões... incluindo a reunião de Davos e as que se seguirão a ela, são inúteis e prejudiciais para a solução da crise ucraniana.'

A Rússia não foi convidada para as reuniões centradas no plano de paz de Zelenskiy, que exige a retirada de todas as tropas russas da Ucrânia, o reconhecimento de suas fronteiras pós-soviéticas de 1991 e um mecanismo para responsabilizar Moscou.

Zelenskiy descartou a possibilidade de conversações com Moscou enquanto as tropas russas permanecerem no país. Em discurso no Fórum Econômico Mundial em Davos, na quinta-feira, ele pediu que o Ocidente reforçasse a pressão das sanções sobre Moscou e aumentasse o apoio a Kiev.

O presidente russo, Vladimir Putin, disse nesta terça-feira que a condição de Estado da Ucrânia poderia sofrer um 'golpe irreparável' se o padrão da guerra continuasse, e que a Rússia nunca seria forçada a abandonar os ganhos obtidos em sua campanha militar.

A Ucrânia buscou, por meio das reuniões e de outras ações diplomáticas, obter maior apoio do 'sul global', já que muitos países permaneceram à margem do conflito.

O chefe de gabinete de Zelenskiy, Andriy Yermak, disse que havia participantes na reunião de Davos de 18 países asiáticos, 12 países africanos e seis países sul-americanos.

O governo suíço concordou, após a última reunião sobre o plano de paz de Zelenskiy, em sediar uma cúpula global de paz sobre a Ucrânia, a pedido de Zelenskiy.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, descartou as conversações de Davos como 'simplesmente falar por falar', dizendo que não poderia haver nenhum movimento em direção a um acordo sem a participação da Rússia.

(Reportagem de Ron Popeski)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. russia classifica reunioes de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.