Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Rússia diz que plano da UE para ativos russos congelados é roubo e levará a litígios

Placeholder - loading - Porta-voz do Kremlin Dmitry Peskov  7/12/2023   Sputnik/Sergei Bobylev/Pool via REUTERS
Porta-voz do Kremlin Dmitry Peskov 7/12/2023 Sputnik/Sergei Bobylev/Pool via REUTERS

Publicada em  

MOSCOU (Reuters) - A Rússia disse nesta quarta-feira que uma proposta do chefe de política externa da União Europeia, Josep Borrell, de pegar 90% das receitas dos ativos russos congelados na Europa e transferi-los para comprar armas à Ucrânia é 'banditismo e roubo'.

De acordo com o plano de Borrell, os rendimentos dos ativos, tais como pagamentos de juros, iriam para o Mecanismo Europeu de Apoio à Paz, um fundo fora do orçamento que fornece ajuda militar a países fora do bloco e tem sido usado principalmente para a Ucrânia.

O Kremlin disse que tais planos -- se implementados -- destruiriam a reputação da Europa como guardiã confiável dos direitos de propriedade e levariam a anos de litígio.

'Os europeus estão bem cientes dos danos que tais decisões podem causar à sua economia, à sua imagem e à sua reputação como fiadores confiáveis, por assim dizer, da inviolabilidade da propriedade', disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.

'O dano será inevitável. As pessoas que estarão envolvidas na tomada de tais decisões, os Estados que decidirão isso, é claro, se tornarão objetos de processos judiciais por muitas décadas.'

Cerca de 70% de todos os ativos russos congelados no Ocidente são mantidos no depósito central de títulos da Euroclear, na Bélgica, que tem o equivalente a 190 bilhões de euros em vários títulos e dinheiro do banco central russo.

Quando perguntada sobre o plano de Borrell, Maria Zakharova, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, disse: 'Trata-se de simples banditismo e roubo'.

Zakharova disse que a Rússia responderá se o Ocidente prosseguir com o confisco de ativos russos. A Rússia afirmou que tomará medidas contra os ativos ocidentais se sua própria propriedade for confiscada.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. russia diz que plano da ue …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.