Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Rússia diz que principal chance de diálogo com EUA é sobre armas, incluindo no espaço

Placeholder - loading - Porta-voz do Kremlin Dmitry Peskov  13/9/2023   Sputnik/Artem Geodakyan/Pool via REUTERS
Porta-voz do Kremlin Dmitry Peskov 13/9/2023 Sputnik/Artem Geodakyan/Pool via REUTERS

Publicada em  

MOSCOU (Reuters) - A Rússia disse nesta sexta-feira que as questões estratégicas de segurança, incluindo armas espaciais, são a principal área potencial de diálogo com os Estados Unidos.

Os EUA planejam apresentar uma resolução ao Conselho de Segurança das Nações Unidas na próxima semana para proibir a mobilização de armas nucleares no espaço, dois meses depois que fontes norte-americanas disseram que Washington tinha novas informações de inteligência relacionadas às capacidades nucleares russas e tentativas de desenvolver uma arma espacial - algo que Moscou negou categoricamente.

Questionado sobre o projeto de resolução, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse aos repórteres: 'A principal área potencial para o diálogo entre os Estados Unidos e a Rússia são as questões relacionadas à segurança estratégica, o que inclui a questão espacial.'

As relações entre os dois países caíram para o que o Kremlin chamou de 'abaixo de zero' desde que a Rússia lançou sua guerra na Ucrânia em 2022 e os Estados Unidos intensificaram o fornecimento de ajuda, armas, treinamento e inteligência para Kiev.

A Rússia e os EUA, de longe as maiores potências nucleares, expressaram pesar pela desintegração dos tratados de controle de armas que buscavam desacelerar a corrida armamentista da Guerra Fria e reduzir o risco de guerra nuclear. O último tratado que limita o número de ogivas nucleares estratégicas de ambos os lados vai expirar em 2026.

O presidente Vladimir Putin insiste que Moscou só discutirá o controle de armas como parte de um pacote mais amplo de questões relacionadas à segurança da Rússia, incluindo suas preocupações com a ampliação da Otan e o apoio ocidental à Ucrânia.

(Reportagem de Dmitry Antonov)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. russia diz que principal …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.