Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Rússia espera contornar sanções comerciais com 'amiga' Índia, diz chanceler Lavrov

Placeholder - loading - Chanceleres de Rússia e Índia posam para foto antes de reunião em Nova Délhi 01/04/2022 @DrSJaishankar/Twitter/Divulgação via REUTERS
Chanceleres de Rússia e Índia posam para foto antes de reunião em Nova Délhi 01/04/2022 @DrSJaishankar/Twitter/Divulgação via REUTERS

Publicada em  

Por Krishna N. Das

NOVA DÉLHI (Reuters) - A Rússia aumentará o uso de moedas não ocidentais no comércio com países como a Índia, disse nesta sexta-feira o ministro russo das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, ao saudar a Índia como uma amiga que não estava tendo uma 'visão unilateral' sobre a guerra da Ucrânia.

Lavrov visitou a Índia em uma missão para angariar apoio de um país que a Rússia considera há muito tempo como um aliado, um dia depois que autoridades norte-americanas e britânicas pressionaram a Índia a não minar o sistema financeiro baseado no dólar e as sanções impostas à Rússia por sua invasão da Ucrânia em 24 de fevereiro.

A Índia e a China são os únicos grandes países que não condenaram o que a Rússia chama de 'operação militar especial' na Ucrânia. Depois que Lavrov visitou Pequim esta semana, a China disse que estava 'mais determinada' a desenvolver laços bilaterais com a Rússia.

'Somos amigos', disse Lavrov em uma entrevista coletiva depois de encontrar seu homólogo indiano, Subrahmanyam Jaishankar, acrescentando que a Índia via a crise da Ucrânia na 'totalidade dos fatos e não apenas de uma forma unilateral'.

Lavrov disse que o banco central da Rússia havia estabelecido há vários anos um sistema para a comunicação de informações financeiras e que a Índia tinha um sistema semelhante.

'É absolutamente claro que mais e mais transações serão feitas através deste sistema usando moedas nacionais, contornando o dólar, o euro e outras moedas', afirmou.

A Rússia é o maior fornecedor de equipamentos de defesa para a Índia, e Lavrov disse que os dois países usariam um mecanismo de rúpias-rublos para o comércio de petróleo, hardware militar e outros bens.

'Estaremos prontos para fornecer qualquer mercadoria que a Índia queira comprar', disse.

'Não tenho dúvidas de que será encontrada uma maneira de contornar os impedimentos artificiais que as sanções unilaterais ilegais do Ocidente criam. Isto diz respeito também à área de cooperação técnico-militar'.

Analistas dizem que a Índia dificilmente pode se afastar da Rússia, dada sua dependência de hardwares russos e das importações de petróleo.

A Índia comprou milhões de barris de petróleo da Rússia com desconto desde que a guerra irrompeu, justificando as compras como benéficas para seus cidadãos e algo que até mesmo os países europeus estão fazendo.

A Índia também firmou contrato para comprar óleo de girassol da Rússia a um preço recorde depois que os suprimentos da Ucrânia pararam devido à guerra.

Lavrov disse que houve algum avanço nas negociações com a Ucrânia.

'Não-nuclear, não-bloco, status neutro -- agora está sendo reconhecido o absolutamente necessário', disse Lavrov.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. russia espera contornar …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.