Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Rússia reforça controle sobre cidade industrial e critica ajuda dos EUA à Ucrânia

Placeholder - loading - Veículo militar destruído na cidade de Rubizhne, na região ucraniana de Luhansk 01/06/2022 REUTERS/Alexander Ermochenko
Veículo militar destruído na cidade de Rubizhne, na região ucraniana de Luhansk 01/06/2022 REUTERS/Alexander Ermochenko

Publicada em  

Por Pavel Polityuk e Max Hunder

KIEV (Reuters) - Forças russas reforçaram seu controle sobre uma cidade industrial ucraniana como parte de seu esforço para assumir a região de Donbas, no leste do país, e miraram em ligações ferroviárias usadas para transportar armas dos aliados ocidentais de Kiev enquanto a guerra se aproxima de seu 100º dia na sexta-feira.

A Rússia acusou os Estados Unidos de adicionar 'combustível ao fogo' depois que o presidente norte-americano, Joe Biden, anunciou um pacote de armas de 700 milhões de dólares para Kiev que incluirá sistemas avançados de foguetes com alcance de até 80 km.

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse que a Ucrânia prometeu que não usaria os sistemas para atingir alvos dentro da Rússia. Biden espera que ampliar o alcance da artilharia da Ucrânia ajude a pressionar a Rússia a negociar o fim de uma guerra na qual milhares de pessoas morreram, cidades e vilas foram arrasadas e mais de 6 milhões de pessoas foram forçadas a fugir do país.

'A Ucrânia precisa de armas para libertar o território ucraniano que a Rússia ocupou temporariamente. Não estamos lutando em território russo, estamos interessados ??em nossa soberania e integridade territorial', disse Andriy Yermak, chefe de gabinete do presidente ucraniano, ignorando as críticas de Moscou sobre a decisão dos EUA.

Moscou afirmou que considera a infraestrutura ucraniana usada para transportar armas ocidentais como um alvo legítimo no que chama de 'operação militar especial' para desarmar a Ucrânia e livrá-la de ultranacionalistas que o Kremlin diz ameaçar a segurança russa.

Quatro mísseis russos atingiram alvos de infraestrutura ferroviária em dois lugares na região de Lviv, na fronteira com a Polônia, na noite de quarta-feira, disse o governador Maksym Kozytskyi, ferindo cinco pessoas e causando danos significativos.

As forças russas, apoiadas por artilharia pesada, controlam a maior parte da cidade industrial de Sievierodonetsk --agora em ruínas-- após dias de combates ferozes em que sofreram perdas, disse o Ministério da Defesa do Reino Unido em seu relatório diário de inteligência.

'O inimigo está realizando operações no assentamento de Sievierodonetsk', disse o Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia, acrescentando que as forças russas também estão atacando outras partes do leste e nordeste.

Pelo menos quatro civis foram mortos e 10 ficaram feridos no leste e nordeste, segundo outras autoridades.

A Rússia nega atacar civis.

Se a Rússia capturar totalmente Sievierodonetsk e sua gêmea menor Lysychansk, na margem oeste do rio Siverskyi Donets, controlaria Luhansk, uma das duas províncias de Donbas que Moscou reivindica em nome de separatistas pró-Rússia.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. russia reforca controle sobre …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.