alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    SAIBA MAIS-Veja a situação dos grupos e o que cada seleção precisa para avançar na Copa

    Por Thomson Reuters

    Placeholder - loading - news single img

    Atualizada em

    (Reuters) - Após o encerramento da segunda rodada da fase de grupos da Copa do Mundo no domingo, as chances de classificação para a fase de mata-mata ficou mais clara.

    Os dois times mais bem colocados de cada grupo avançam para as oitavas de final. Caso os times terminem empatados em pontos, a Fifa usará vários critérios de desempate, começando pelo saldo de gols e depois o número de gols marcados.

    Se duas ou mais seleções estiverem empatadas com base nos critérios acima, sua colocação será determinada como a seguir:

    * pontos obtidos nas partidas da fase de grupos entre os times em questão;

    * saldo de gols nas partidas da fase de grupos entre os times em questão;

    * pontos de fair play determinados por cartões amarelos e vermelhos no torneio;

    * sorteio de vagas

        

    Veja abaixo a situação de cada grupo antes das partidas desta segunda-feira. 

    GRUPO A

    Rússia e Uruguai já estão classificados, e só falta decidir quem terminará em primeiro lugar da chave quando os dois se enfrentarem nesta segunda-feira. A Rússia tem um saldo de gols superior, por isso uma vitória ou um empate colocará os anfitriões na liderança do grupo e como adversários do segundo colocado do Grupo B.

    Egito e Arábia Saudita não pontuaram, mas como os sauditas sofreram seis gols, só uma vitória os poupará da última colocação da chave.

     

    GRUPO B

    Espanha e Portugal lideram o grupo com quatro pontos, o Irã tem três e o Marrocos foi eliminado sem marcar nenhum.

    Espanhóis e portugueses também estão empatados no saldo de gols e nos gols marcados e, como empataram no confronto direto, se seus resultados finais forem os mesmos, o grupo pode ser decidido por pontos de fair play.

    A Espanha tem a vantagem no momento, com um cartão contra dois de Portugal.

    Portugal precisa de ao menos um ponto em sua última partida, contra o Irã, para garantir vaga na próxima fase. Os iranianos garantiriam vaga com uma vitória e também podem avançar com um empate se a Espanha perder para o Marrocos.

    Os espanhóis enfrentam um Marrocos já eliminado precisando somente de um ponto para avançar.

    O vencedor do Grupo B enfrenta o segundo colocado do Grupo A -- ou seja, Rússia ou Uruguai.

    GRUPO C

    A França, que tem seis pontos, lidera o grupo e já garantiu sua classificação para a próxima fase, mas precisa de um ponto sobre a segunda colocada Dinamarca (quatro pontos) em sua última partida para terminar na primeira colocação. A Dinamarca pode terminar em primeiro, segundo ou terceiro.

    Uma derrota dinamarquesa, somada a uma vitória da Austrália sobre o Peru, que ainda não marcou pontos, pode levar os australianos adiante graças ao saldo de gols. Como Dinamarca e Austrália empataram, elas também podem ter seu destino decidido por pontos de fair play.

    Atualmente a Austrália, que acumula três cartões amarelos, tem a vantagem, já que a Dinamarca soma quatro.

    O Peru já foi eliminado, mas terminará em terceiro com uma vitória.

    O vencedor do Grupo C enfrenta o segundo colocado do Grupo D.

    GRUPO D

    Todos os desfechos são possíveis aqui. A Croácia, que tem seis pontos, já avançou, mas as outras três seleções ainda estão na disputa.

    A Croácia terminará em primeiro lugar do grupo se derrotar ou empatar com a Islândia.

    A Nigéria, que soma três pontos, garante vaga nas oitavas se vencer a Argentina, que está na lanterna do grupo com um ponto e atrás da Islândia no saldo de gols.

    Um empate também pode bastar para a Nigéria mesmo que os islandeses derrotem os croatas, dependendo da diferença de gols.

    Para avançar, a Argentina precisa derrotar a Nigéria e torcer para a Islândia perder ou empatar com a Croácia. Se Islândia e Argentina vencerem, chegando a quatro pontos, disputarão uma vaga na diferença de gols.

    A Islândia precisa vencer para ter alguma chance, mas também precisa ser favorecida por outros resultados.

    O vencedor do Grupo D enfrenta o segundo colocado do Grupo C.

    GRUPO E

    Só uma coisa é certa no Grupo E: a Costa Rica, que não tem pontos, irá para casa.

    A vitória do Brasil nos minutos finais sobre a Costa Rica colocou a seleção brasileira o lado da Suíça com quatro pontos, enquanto a Sérvia tem três.

    Vitórias ou empates para o Brasil contra a Sérvia e para a Suíça contra a Costa Rica garantirão a classificação de ambos.

    Os sérvios precisam derrotar o Brasil para se classificarem, mas um empate também bastaria se os suíços perderem para a Costa Rica por mais de um gol.

    O vencedor do Grupo E enfrenta o segundo colocado do Grupo F.

    GRUPO F

    Este é outro grupo que mudou dramaticamente depois de um gol nos acréscimos quando a Alemanha, que encarava uma possível eliminação, voltou à disputa ao derrotar a Suécia.

    O México, que tem seis pontos, está na liderança, e alemães e suecos somam três pontos.

    O México se classificará com uma vitória ou um empate com a Suécia. Os mexicanos também podem avançar mesmo perdendo se a Alemanha perder ou empatar com a Coreia do Sul, que está sem pontos.

    Os alemães avançarão se baterem a Coreia do Sul por dois gols e com qualquer vitória caso a Suécia não derrote os mexicanos.

    Outra possibilidade é a Alemanha se classificar com uma diferença de gols melhor em uma vitória sobre os sul-coreanos mesmo que a Suécia vença o México.

    A Suécia pode avançar com uma vitória sobre o México e uma derrota alemã para a Coreia do Sul. Se tanto Suécia quanto Alemanha vencerem, é possível os suecos avançarem pela diferença de gols.

    Apesar de suas duas derrotas, a Coreia do Sul ainda tem uma chance pequena de avançar, mas precisaria derrotar os alemães e torcer para a Suécia perder do México e a diferença de gols favorecê-la.

    O vencedor do Grupo F enfrenta o segundo colocado do Grupo E.

    GRUPO G

    Inglaterra e Bélgica já garantiram suas vagas nas oitavas de final, mas suas posições finais serão decididas quando se enfrentarem na terça-feira.

    Ambas com seis pontos, elas têm o mesmo saldo de gols, então um empate daria o primeiro lugar à seleção mais disciplinada. Atualmente a Inglaterra tem dois cartões amarelos, e a Bélgica três.

    Tunísia e Panamá se enfrentam sem terem pontos, e um empate daria o terceiro lugar ao time do norte da África.

    GRUPO H

    Japão e Senegal avançarão com empates diante da Polônia e da Colômbia, respectivamente. Caso Japão e Senegal empatem com os mesmos placares, terão sua posição decidida por pontos de fair play -- o Senegal tem cinco cartões amarelos, e o Japão, três.

    A Colômbia se classificará se derrotar os senegaleses, e um empate bastará se a Polônia vencer os japoneses. A Polônia já foi eliminada.

    Os dois primeiros colocados do grupo enfrentarão Inglaterra ou Bélgica.

         

    (Por Steve Keating, em Kaliningrado)

    1. Home
    2. /
    3. noticias
    4. /
    5. saiba mais veja a situacao de …
    6. /

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.