Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

SAIBA MAIS-Veja a situação dos grupos e o que cada seleção precisa para avançar na Copa

Placeholder - loading - Imagem da noticia "SAIBA MAIS-Veja a situação dos grupos e o que cada seleção precisa para avançar na Copa"

Publicada em  

Atualizada em  

(Reuters) - Após o encerramento da segunda rodada da fase de grupos da Copa do Mundo no domingo, as chances de classificação para a fase de mata-mata ficou mais clara.

Os dois times mais bem colocados de cada grupo avançam para as oitavas de final. Caso os times terminem empatados em pontos, a Fifa usará vários critérios de desempate, começando pelo saldo de gols e depois o número de gols marcados.

Se duas ou mais seleções estiverem empatadas com base nos critérios acima, sua colocação será determinada como a seguir:

* pontos obtidos nas partidas da fase de grupos entre os times em questão;

* saldo de gols nas partidas da fase de grupos entre os times em questão;

* pontos de fair play determinados por cartões amarelos e vermelhos no torneio;

* sorteio de vagas

Veja abaixo a situação de cada grupo antes das partidas desta segunda-feira.

GRUPO A

Rússia e Uruguai já estão classificados, e só falta decidir quem terminará em primeiro lugar da chave quando os dois se enfrentarem nesta segunda-feira. A Rússia tem um saldo de gols superior, por isso uma vitória ou um empate colocará os anfitriões na liderança do grupo e como adversários do segundo colocado do Grupo B.

Egito e Arábia Saudita não pontuaram, mas como os sauditas sofreram seis gols, só uma vitória os poupará da última colocação da chave.

GRUPO B

Espanha e Portugal lideram o grupo com quatro pontos, o Irã tem três e o Marrocos foi eliminado sem marcar nenhum.

Espanhóis e portugueses também estão empatados no saldo de gols e nos gols marcados e, como empataram no confronto direto, se seus resultados finais forem os mesmos, o grupo pode ser decidido por pontos de fair play.

A Espanha tem a vantagem no momento, com um cartão contra dois de Portugal.

Portugal precisa de ao menos um ponto em sua última partida, contra o Irã, para garantir vaga na próxima fase. Os iranianos garantiriam vaga com uma vitória e também podem avançar com um empate se a Espanha perder para o Marrocos.

Os espanhóis enfrentam um Marrocos já eliminado precisando somente de um ponto para avançar.

O vencedor do Grupo B enfrenta o segundo colocado do Grupo A -- ou seja, Rússia ou Uruguai.

GRUPO C

A França, que tem seis pontos, lidera o grupo e já garantiu sua classificação para a próxima fase, mas precisa de um ponto sobre a segunda colocada Dinamarca (quatro pontos) em sua última partida para terminar na primeira colocação. A Dinamarca pode terminar em primeiro, segundo ou terceiro.

Uma derrota dinamarquesa, somada a uma vitória da Austrália sobre o Peru, que ainda não marcou pontos, pode levar os australianos adiante graças ao saldo de gols. Como Dinamarca e Austrália empataram, elas também podem ter seu destino decidido por pontos de fair play.

Atualmente a Austrália, que acumula três cartões amarelos, tem a vantagem, já que a Dinamarca soma quatro.

O Peru já foi eliminado, mas terminará em terceiro com uma vitória.

O vencedor do Grupo C enfrenta o segundo colocado do Grupo D.

GRUPO D

Todos os desfechos são possíveis aqui. A Croácia, que tem seis pontos, já avançou, mas as outras três seleções ainda estão na disputa.

A Croácia terminará em primeiro lugar do grupo se derrotar ou empatar com a Islândia.

A Nigéria, que soma três pontos, garante vaga nas oitavas se vencer a Argentina, que está na lanterna do grupo com um ponto e atrás da Islândia no saldo de gols.

Um empate também pode bastar para a Nigéria mesmo que os islandeses derrotem os croatas, dependendo da diferença de gols.

Para avançar, a Argentina precisa derrotar a Nigéria e torcer para a Islândia perder ou empatar com a Croácia. Se Islândia e Argentina vencerem, chegando a quatro pontos, disputarão uma vaga na diferença de gols.

A Islândia precisa vencer para ter alguma chance, mas também precisa ser favorecida por outros resultados.

O vencedor do Grupo D enfrenta o segundo colocado do Grupo C.

GRUPO E

Só uma coisa é certa no Grupo E: a Costa Rica, que não tem pontos, irá para casa.

A vitória do Brasil nos minutos finais sobre a Costa Rica colocou a seleção brasileira o lado da Suíça com quatro pontos, enquanto a Sérvia tem três.

Vitórias ou empates para o Brasil contra a Sérvia e para a Suíça contra a Costa Rica garantirão a classificação de ambos.

Os sérvios precisam derrotar o Brasil para se classificarem, mas um empate também bastaria se os suíços perderem para a Costa Rica por mais de um gol.

O vencedor do Grupo E enfrenta o segundo colocado do Grupo F.

GRUPO F

Este é outro grupo que mudou dramaticamente depois de um gol nos acréscimos quando a Alemanha, que encarava uma possível eliminação, voltou à disputa ao derrotar a Suécia.

O México, que tem seis pontos, está na liderança, e alemães e suecos somam três pontos.

O México se classificará com uma vitória ou um empate com a Suécia. Os mexicanos também podem avançar mesmo perdendo se a Alemanha perder ou empatar com a Coreia do Sul, que está sem pontos.

Os alemães avançarão se baterem a Coreia do Sul por dois gols e com qualquer vitória caso a Suécia não derrote os mexicanos.

Outra possibilidade é a Alemanha se classificar com uma diferença de gols melhor em uma vitória sobre os sul-coreanos mesmo que a Suécia vença o México.

A Suécia pode avançar com uma vitória sobre o México e uma derrota alemã para a Coreia do Sul. Se tanto Suécia quanto Alemanha vencerem, é possível os suecos avançarem pela diferença de gols.

Apesar de suas duas derrotas, a Coreia do Sul ainda tem uma chance pequena de avançar, mas precisaria derrotar os alemães e torcer para a Suécia perder do México e a diferença de gols favorecê-la.

O vencedor do Grupo F enfrenta o segundo colocado do Grupo E.

GRUPO G

Inglaterra e Bélgica já garantiram suas vagas nas oitavas de final, mas suas posições finais serão decididas quando se enfrentarem na terça-feira.

Ambas com seis pontos, elas têm o mesmo saldo de gols, então um empate daria o primeiro lugar à seleção mais disciplinada. Atualmente a Inglaterra tem dois cartões amarelos, e a Bélgica três.

Tunísia e Panamá se enfrentam sem terem pontos, e um empate daria o terceiro lugar ao time do norte da África.

GRUPO H

Japão e Senegal avançarão com empates diante da Polônia e da Colômbia, respectivamente. Caso Japão e Senegal empatem com os mesmos placares, terão sua posição decidida por pontos de fair play -- o Senegal tem cinco cartões amarelos, e o Japão, três.

A Colômbia se classificará se derrotar os senegaleses, e um empate bastará se a Polônia vencer os japoneses. A Polônia já foi eliminada.

Os dois primeiros colocados do grupo enfrentarão Inglaterra ou Bélgica.

(Por Steve Keating, em Kaliningrado)

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. saiba mais veja a situacao de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.