Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

SAIBA MAIS-Veja os nomes já anunciados para o ministério do governo Bolsonaro

Placeholder - loading - Imagem da noticia "SAIBA MAIS-Veja os nomes já anunciados para o ministério do governo Bolsonaro"

Publicada em  

(Reuters) - Confira quais nomes já foram anunciados para comandar ministérios no governo do presidente eleito Jair Bolsonaro:

ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO

André Luiz de Almeida Mendonça, 45 anos - Bolsonaro confirmou o nome de Almeida Mendonça para substituir a atual ministra Grace Mendonça, mas não decidiu se o escolhido terá status de ministro de Estado. Advogado da União desde fevereiro de 2000, Almeida Mendonça ocupa desde 2016 o cargo de assessor especial do ministro da Transparência e Controladoria-Geral da União.

AGRICULTURA

Tereza Cristina, 64 anos - deputada federal reeleita do DEM-MS e coordenadora da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). É a única mulher anunciada para o ministério até o momento.

BANCO CENTRAL

Roberto Campos Neto, 49 anos - Atual diretor e responsável pela Tesouraria no Santander Brasil, Campos Neto chefiará o Banco Central. Tem mestrado em Economia com especialização em Finanças na Universidade da Califórnia, além de mestrado em Matemática Aplicada pelo Instituto de Tecnologia da Califórnia.

CASA CIVIL

Onyx Lorenzoni, 64 anos - deputado federal reeleito pelo DEM-RS para a Casa Civil. Foi anunciado por Bolsonaro antes mesmo do segundo turno das eleições. Ele foi nomeado também ministro extraordinário pelo presidente Michel Temer para coordenar a equipe de transição do presidente eleito.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Marcos Pontes, 55 anos - primeiro brasileiro a viajar para o espaço, o tenente-coronel da Aeronáutica será o ministro da Ciência e Tecnologia de Bolsonaro.

CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO

Wagner Rosário, 43 anos - Rosário é, até o momento, o único ministro do governo Temer que será mantido por Bolsonaro. O ministro, que ocupa o cargo desde junho deste ano, é auditor fiscal e funcionário de carreira da CGU, mas é formado pela Academia Militar das Agulhas Negras e foi oficial do Exército.

DEFESA

Fernando Azevedo e Silva, 64 anos - o nome do general da reserva do Exército, Fernando Azevedo e Silva, que acumula um extenso currículo dentro das Forças Armadas, foi anunciado nesta terça-feira por Bolsonaro para ministro da Defesa.

ECONOMIA

Paulo Guedes, 69 anos - conhecido durante a campanha como guru econômico de Bolsonaro, o economista chefiará o superministério da Economia, que englobará as pastas da Fazenda, do Planejamento e da Indústria e Comércio. Segundo o presidente eleito, ele terá carta branca para promover sua agenda.

EDUCAÇÃO

Ricardo Vélez Rodríguez, 75 anos - Professor emérito da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, Veléz, nascido na Colômbia, foi escolhido por Bolsonaro para comandar o MEC. Ao anunciá-lo no Twitter, o presidente eleito disse que ele é 'professor de Filosofia e mestre em Pensamento Brasileiro pela PUC-RJ'.

GABINETE DA SEGURANÇA INSTITUCIONAL (GSI)

Augusto Heleno, 71 anos - o general da reserva do Exército, inicialmente escolhido para o Ministério da Defesa, comandará o Gabinete da Segurança Institucional. Quando estava na ativa, Heleno comandou as forças de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) no Haiti e o Comando Militar da Amazônia.

INFRAESTRUTURA

Tarcísio Gomes de Freitas, 43 anos - Formado pelo Instituto Militar de Engenharia e consultor legislativo da Câmara dos Deputados. Também é ex-diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA

Sérgio Moro, 46 anos - o juiz federal, responsável pelos processos da operação Lava Jato na primeira instância em Curitiba, deixará a magistratura para estar à frente do Ministério da Justiça, que incorporará o recém-criado Ministério da Segurança Pública, no governo Bolsonaro. O presidente eleito afirmou que ele também terá o caminho livre para pautar sua agenda de combate à corrupção e ao crime organizado.

RELAÇÕES EXTERIORES

Ernesto Araújo, 51 anos - Admirador de Trump, o embaixador Ernesto Araújo foi anunciado por Bolsonaro para o Itamaraty com a missão de fazer comércio sem 'viés ideológico'. Atual diretor do Departamento de EUA, Canadá e Assuntos Internacionais do Itamaraty, ele foi recentemente promovido a embaixador e nunca chefiou uma embaixada brasileira no exterior.

SAÚDE

Luiz Henrique Mandetta, 53 anos - Deputado federal (DEM-MS), Mandetta faz parte da Frente Parlamentar da Saúde e é ortopedista, já tendo ocupado a secretaria da Saúde de Campo Grande. É o terceiro ministro do DEM e está sendo investigado por fraude em licitação, tráfico de influência e caixa dois durante sua gestão em Campo Grande. Não tentou reeleger-se deputado na eleição deste ano.

SECRETARIA DE GOVERNO

Carlos Alberto dos Santos Cruz, 66 anos - É general da reserva do Exército. Já comandou a Secretaria Nacional de Segurança Pública no governo de Michel Temer, chefiou a Missão de Paz da Organização das Nações Unidas no Haiti e comandou a força de paz da ONU em missão de estabilização no Congo.

SECRETARIA-GERAL DA PRESIDÊNCIA

Gustavo Bebianno, 54 anos - O ex-presidente do PSL chefiará a Secretaria-Geral da Presidência. Advogado, foi um dos braços-direitos de Bolsonaro durante a campanha eleitoral.

(Por Laís Martins)

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. saiba mais veja os nomes ja …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.