Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Samarco eleva produção em 4% no 3º tri e atinge maior nível desde retomada

Samarco eleva produção em 4% no 3º tri e atinge maior nível desde retomada

Reuters

22/10/2026

Placeholder - loading - As bandeiras da Austrália e do Brasil estão expostas na entrada da mina operada pela Samarco, de propriedade da Vale S.A. e da BHP Billiton Ltd, em Mariana 11 de novembro de 2015 REUTERS/Ricardo Morae
As bandeiras da Austrália e do Brasil estão expostas na entrada da mina operada pela Samarco, de propriedade da Vale S.A. e da BHP Billiton Ltd, em Mariana 11 de novembro de 2015 REUTERS/Ricardo Morae

RIO DE JANEIRO, 22 ​Out (Reuters) - A mineradora Samarco, joint venture da Vale com a BHP, produziu 4,3 milhões de toneladas de pelotas e finos de minério de ferro no terceiro trimestre, alta de 4% em relação ao mesmo período de 2025 e de 10% ante o segundo trimestre deste ano, segundo prévia operacional divulgada ⁠nesta ⁠quinta-feira.

O volume representa o maior ​nível ‌trimestral desde a retomada das operações da companhia, ao final de 2020, cerca de cinco anos após o desastre envolvendo a ⁠queda de uma barragem de rejeitos de mineração.

Nos ​nove primeiros meses de 2026, a produção alcançou ​12 milhões de toneladas, avanço ‌de 7% ​na comparação ⁠anual e também o maior volume para o período desde a retomada operacional.

Segundo a Samarco, o desempenho ​reflete a manutenção de níveis elevados de produção ao longo do ano.

As vendas de pelotas e finos somaram 3,9 milhões de toneladas entre ​julho e setembro, em linha com o trimestre anterior, mas com queda de 5% na comparação anual. No acumulado de 2026, as vendas atingiram 11,0 milhões de toneladas, crescimento de 1% sobre os nove primeiros meses de 2025.

O preço médio realizado de ​pelotas foi de US$125,1 por tonelada no período, ‌praticamente estável em relação ⁠ao segundo trimestre e 4% superior ao registrado um ano antes.

Segundo a companhia, o resultado refletiu ⁠melhores condições comerciais e a ⁠recuperação dos prêmios de ⁠pelotas ao ⁠longo ​do trimestre.

(Reportagem de Marta Nogueira; edição de Roberto Samora)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.