Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Secretária do Tesouro dos EUA e chefe do BC chinês se reunirão e discutirão dívida

Secretária do Tesouro dos EUA e chefe do BC chinês se reunirão e discutirão dívida

Reuters

11/10/2023

Placeholder - loading - Secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen 11/10/2023  REUTERS/Susana Vera
Secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen 11/10/2023 REUTERS/Susana Vera

Por Andrea Shalal e Leika Kihara

MARRAKECH, Marrocos (Reuters) - A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, disse nesta quarta-feira que planeja se reunir com o presidente do banco central chinês, Pan Gongsheng, nesta semana para conversas que abordarão questões relacionadas à dívida.

Ao comentar as discussões com a China sobre a reestruturação da dívida dos países pobres em dificuldades, Yellen disse: 'Embora o progresso tenha sido lento e certamente precise ser melhorado (...) vimos algum avanço significativo em casos específicos.'

Ela disse que estava esperançosa de que mais progresso poderia ser feito.

A reunião com Pan será realizada à margem do encontro anual do Fundo Monetário Internacional (FMI) em Marrakech nesta semana, disse Yellen.

A China é um participante importante nas negociações sobre acordos para aliviar os encargos financeiros dos países emergentes e de baixa renda que estão lutando para pagar dívidas enormes em meio ao aumento das taxas de juros.

O presidente do Banco Mundial, Ajay Banga, disse que a China tem sido um parceiro cooperativo do credor para o desenvolvimento, mas que é preciso mais transparência nos contratos de dívida para acelerar as reestruturações.

'Estamos fazendo um progresso significativo (...) estabelecendo um contato regular com relação a questões econômicas e financeiras de interesse de ambas as nações, e esperamos ter um bom canal para discutir questões de dívida com eles', disse Yellen sobre as discussões com a China.

'Trabalhamos de forma muito construtiva com representantes do (banco central chinês) para avançar em uma agenda comum relacionada à mudança climática e, portanto, definitivamente vejo um potencial para aprofundarmos nosso trabalho em conjunto, e estou otimista quanto a isso', disse ela.

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...