Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Senado conclui votação em primeiro turno da PEC Paralela da Previdência

Placeholder - loading - Plenário do Senado 01/10/2019 REUTERS/Adriano Machado
Plenário do Senado 01/10/2019 REUTERS/Adriano Machado

Publicada em  

BRASÍLIA (Reuters) - O plenário do Senado concluiu, após um acordo, o primeiro turno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) Paralela, alternativa criada por parlamentares para promover mudanças na reforma da Previdência sem alterar a proposta principal sobre o tema, o que atrasaria sua tramitação.

O acordo fechado entre os senadores inclui a possibilidade de quebra dos intervalos exigidos entre as duas rodadas de votação, e o segundo turno deve ocorrer ainda nesta terça-feira.

Em sessão iniciada com um processo de obstrução --resolvido com o acordo selado--, o plenário do Senado rejeitou emendas à PEC.

Apresentada pelo PT, a primeira delas, derrubada por 41 votos a 29, tentava assegurar que o benefício por incapacidade permanente equivalesse a 100% da média aritmética das contribuições.

O segundo destaque, do PROS, tratava de idade mínima para aposentadoria especial em atividadas expostas a agentes nocivos à saúde, e também foi rejeitado pelo plenário, por 48 votos a 18.

O PSDB havia apresentado um destaque, retirado após o acordo que acelerou a votação.

A emenda que gerou o acordo, pretendia corrigir a falta de regras de transição para o cálculo de benefícios de benefícios de aposentadoria.

Uma vez votada em dois turnos pelo Senado, a PEC, que prevê a possibildidade de Estados e municípios adotarem as novas regras de aposentadoria, ainda precisará tramitar pela Câmara dos Deputados.

(Reportagem de Maria Carolina Marcello)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. senado conclui votacao em …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.