Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Sírios sentem pressão crescente de onda política anti-imigrantes na Turquia

Placeholder - loading - Ativista sírio caminha por rua de Istambul, Turquia 12/09/2023 REUTERS/Dilara Senkaya
Ativista sírio caminha por rua de Istambul, Turquia 12/09/2023 REUTERS/Dilara Senkaya

Publicada em  

Por Burcu Karakas

ISTAMBUL (Reuters) - Sentimento anti-imigrante, problemas econômicos e pressões políticas estão levando alguns dos 3,3 milhões de sírios que vivem na Turquia a planejar um retorno ao seu país de origem ou a buscar abrigo na Europa, de acordo com migrantes entrevistados pela Reuters.

Eles estão preocupados com o fato de que a retórica contra os migrantes possa ganhar força na campanha para as eleições locais de março, ecoando esforços para explorar sentimentos nacionalistas vistos durante as eleições gerais de maio.

Muitos dos que vivem atualmente em Istambul enfrentam uma preocupação mais imediata -- o prazo de 24 de setembro estabelecido pelas autoridades para que eles deixem a cidade se estiverem registrados em outras províncias turcas.

De acordo com grupos de direitos humanos, a violência racista contra sírios está aumentando e as autoridades adotaram uma política mais rígida em relação aos imigrantes não registrados em Istambul.

A Turquia abriga 3,3 milhões de sírios com permissão de proteção temporária, de acordo com as autoridades turcas. Istambul tem a maior população síria, com mais de 532 mil pessoas.

Especialistas acreditam que o sentimento anti-imigrante dominará a campanha da oposição para as votações de março, como aconteceu nas eleições de maio, e temem que isso possa levar a mais violência física e verbal contra os imigrantes, incluindo maior hostilidade nas mídias sociais.

'É provável que a retórica anti-imigrante aumente antes das eleições de março', disse Deniz Sert, professor associado de relações internacionais da Universidade Ozyegin.

Ali Mert Tascier, especialista em governo local, disse que os partidos de oposição provavelmente usarão a retórica anti-imigrante, já que os municípios são os principais atores no gerenciamento de migrantes.

Durante a campanha para as eleições de maio, o principal partido de oposição, o CHP, prometeu mandar os sírios de volta. Ele se recusou a comentar sobre sua perspectiva de migração para as votações locais.

O presidente Tayyip Erdogan criticou duramente a posição da oposição, dizendo em uma conferência nesta semana que a Turquia continuará a receber refugiados sem alterações.

No entanto, antes das eleições de maio, Erdogan enfatizou seus planos de repatriar 1 milhão de refugiados sírios.

'Continuaremos a seguir nossa política de retorno voluntário. No entanto, é inadequado usar os migrantes para obter ganhos políticos', disse Osman Nuri Kabaktepe, chefe do Partido AK de Erdogan em Istambul.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. sirios sentem pressao …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.