Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

STF deve julgar pedido de liberdade de Lula nesta 3ª-feira

Placeholder - loading - Manifestantes protestam a favor da liberdade do ex-presidente Lula em frente ao Ministério da Justiça, em Brasília 10/06/2019 REUTERS/Adriano Machado
Manifestantes protestam a favor da liberdade do ex-presidente Lula em frente ao Ministério da Justiça, em Brasília 10/06/2019 REUTERS/Adriano Machado

Publicada em  

BRASÍLIA (Reuters) - A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) deve julgar nesta terça-feira um pedido de liberdade apresentado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está preso desde abril do ano passado cumprindo pena no âmbito da operação Lava Jato.

O julgamento entrou na pauta do colegiado após a publicação de reportagens pelo site Intercept que mostram uma suposta colaboração do hoje ministro da Justiça, Sergio Moro, então juiz responsável pela Lava Jato em Curitiba, e o coordenador da operação no Ministério Público Federal, Deltan Dallagnol.

A alegada troca de mensagens entre Moro e Dallagnol --que o site disse ter obtido de uma fonte anônima-- aponta para conversas que supostamente indicariam que o ex-juiz teria orientado investigações dos procuradores envolvendo Lula. Moro e os procuradores negaram direcionamento e alegam que as supostas conversas foram obtidas de forma criminosa.

A Segunda Turma do STF incluiu na pauta de julgamento um recurso da defesa do ex-presidente que questionava uma decisão do ano passado do ministro Felix Fischer, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), no processo do tríplex do Guarujá (SP). Moro foi o responsável pela condenação de Lula em primeira instância nesse processo, abrindo caminho para a prisão do petista.

Inicialmente, esse recurso começou a ser apreciado pelo plenário virtual da Segunda Turma --quando os ministros votam de maneira remota por meio de um sistema eletrônico--, mas o julgamento fora interrompido por um pedido de vista do ministro Gilmar Mendes. Agora, o recurso de Lula deverá ser retomado para análise dos ministros no plenário físico.

(Reportagem de Ricardo Brito)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. stf deve julgar pedido de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.