Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

STF diz que Congresso se omitiu e enquadra homofobia na Lei do Racismo

Placeholder - loading - Vista do Supremo Tribunal Federal 19/12/2018 REUTERS/Adriano Machado
Vista do Supremo Tribunal Federal 19/12/2018 REUTERS/Adriano Machado

Publicada em  

(Reuters) - O Supremo Tribunal Federal decidiu nesta quinta-feira que o Congresso Nacional se omitiu ao não criminalizar a homofobia e decidiu enquadrá-la na lei que criminaliza o racismo até que o Legislativo crie legislação específica para o tema.

No final do mês passado, quando o STF já havia formado maioria para enquadrar a homofobia na Lei do Racismo, o presidente Jair Bolsonaro criticou a corte e apontou que o Supremo estava 'legislando'. Bolsonaro indagou ainda se não estava na hora de o STF ter um ministro evangélico. Ambas as declarações geraram reações de magistrados da corte.

Dez dos 11 ministros da corte apontaram omissão do Parlamento sobre a homofobia --Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Luiz Fux, Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes, Celso de Mello e Dias Toffoli. Apenas o ministro Marco Aurélio Mello não viu omissão legislativa.

Ao mesmo tempo, oito ministros decidiram enquadrar a homofobia na Lei do Racismo, criminalizando a prática. Além de Marco Aurélio, Toffoli e Lewandowski não votaram neste sentido.

'Aqui está em jogo a verificação do não cumprimento de dever de proteção constitucional a questões centrais de ordem democrática', disse Gilmar Mendes em seu voto, de acordo com o Supremo.

'Orientação sexual e identidade de gênero são essenciais à pessoa humana, à autodeterminação do indivíduo de projetar própria vida e buscar felicidade', acrescentou.

(Por Eduardo Simões, em São Paulo)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. stf diz que congresso se …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.