Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

STJ restringe alcance de foro privilegiado a governadores

Placeholder - loading - Imagem da noticia "STJ restringe alcance de foro privilegiado a governadores"

Publicada em  

BRASÍLIA (Reuters) - O Superior Tribunal de Justiça (STJ) restringiu nesta quarta-feira o alcance do foro privilegiado para governadores e conselheiros dos Tribunais de Contas dos Estados e do Distrito Federal, na esteira de decisão tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) que restringiu a prerrogativa a parlamentares.

A corte especial do STJ entendeu que governadores e conselheiros de Tribunais de Contas só terão direito a responder perante o tribunal nos crimes cometidos durante o mandato e que tenham relação com a função exercida. Do contrário, essas autoridades vão responder criminalmente na primeira instância da Justiça.

No mês passado, o STF também decidiu restringir o foro para deputados federais e senadores, impondo as mesmas condicionantes.

O STJ, contudo, não se pronunciou sobre uma eventual mudança na aplicação do foro para desembargadores estaduais, que também respondem perante o tribunal. Ou seja, eles mantiveram a prerrogativa no STJ até um novo pronunciamento da corte sobre o caso envolvendo magistrados.

(Reportagem de Ricardo Brito)

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. stj restringe alcance de foro …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.