Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

STJ vê pedido de impeachment de Moraes com preocupação

Placeholder - loading - 04/04/2018 REUTERS/Adriano Machado
04/04/2018 REUTERS/Adriano Machado

Publicada em  

SÃO PAULO (Reuters) - ?O Superior Tribunal de Justiça (STJ) expressou em nota neste sábado 'preocupação' com o pedido de impeachment apresentado pelo presidente Jair Bolsonaro contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Na peça encaminhada na véspera ao Senado, Bolsonaro afirma que Moraes teria cometido crime de responsabilidade ao tomar 'medidas e decisões excepcionais', cometer 'abusos' contra o presidente da República e coibir a liberdade de expressão.

Em nota, o STJ afirmou que, nos termos do artigo 2o da Constituição Federal, 'os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário são independentes e harmônicos entre si', e que o 'Poder Judiciário tem como função preponderante a jurisdicional, diretamente vinculada ao fortalecimento da democracia e do Estado de Direito'.

'A convivência entre os Poderes exige aproximação e cooperação, atuando cada um nos limites de sua competência, obedecidos os preceitos estabelecidos em nossa Carta Magna.'

Segundo o STJ, o Brasil constitui-se em um Estado de Direito, cujas decisões judiciais podem ser questionadas por meio de recursos próprios, observado o devido processo legal.

O pedido de impeachment foi feito após Moraes ter determinado, em julho, que a Polícia Federal retomasse investigação sobre suposta interferência de Bolsonaro no comando da corporação.

Depois, no início de agosto, Moraes acolheu notícia-crime encaminhada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o presidente por sua conduta ao atacar o sistema eleitoral brasileiro.

Neste sábado, ao comentar o assunto, Bolsonaro afirmou que o pedido de impeachment 'não é revanche'.

(Por Roberto Samora)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. stj ve pedido de impeachment …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.