Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Suprema Corte britânica decide que suspensão do Parlamento foi ilegal; Johnson desafia

Placeholder - loading - Primeiro-ministro britânico,  Boris Johnson. 24/9/2019. REUTERS/Jonathan Ernst
Primeiro-ministro britânico, Boris Johnson. 24/9/2019. REUTERS/Jonathan Ernst

Publicada em  

Atualizada em  

Por Estelle Shirbon e Michael Holden

LONDRES (Reuters) - A Suprema Corte britânica determinou nesta terça-feira que a decisão de Boris Johnson de fechar o Parlamento antes do Brexit foi ilegal, mas o primeiro-ministro disse que discorda e prometeu que o Reino Unido deixará a União Europeia até 31 de outubro, haja o que houver.

O julgamento contundente de todos os 11 juízes do tribunal mina o domínio já frágil de Johnson e dá aos legisladores mais margem para tentar impedi-lo de tirar o Reino Unido do bloco no próximo mês, com ou sem um acordo de separação.

Respondendo em Nova York à determinação do tribunal, Johnson disse que respeitará a decisão, mas 'discordou fortemente' dela, deixando claro que o revés não mudará a agenda do Brexit.

A decisão da Suprema Corte, veredicto legal constitucional mais importante em décadas, foi uma forte repreensão às ações de Johnson. Os líderes da oposição pediram a Johnson que renuncie imediatamente por enganar a rainha Elizabeth, que suspendeu formalmente o Parlamento sob seu conselho.

'A decisão de aconselhar Sua Majestade a suspender o Parlamento foi ilegal porque teve o efeito de frustrar ou impedir a capacidade do Parlamento de desempenhar suas funções constitucionais sem justificativa razoável', afirmou a presidente da Suprema Corte, Brenda Hale.

De acordo com a decisão do tribunal, Johnson não deu nenhum motivo - 'muito menos um bom motivo' - para suspender a legislatura por cinco semanas, um ato que teve efeito 'extremo' nos fundamentos da democracia britânica.

'O conselho do primeiro-ministro a Sua Majestade foi ilegal, sem efeito', disse Hale, acrescentando que o Parlamento não foi suspenso e que cabe aos presidentes de suas duas câmaras decidir o que fazer em seguida.

Ao lado do presidente dos EUA, Donald Trump, na Organização das Nações Unidas, Johnson foi perguntado se renunciaria. 'Não, não, não', respondeu ele, enquanto Trump interveio: 'Vou lhe dizer, eu o conheço bem, ele não vai renunciar'.

Johnson não se arrependeu da decisão, dizendo que, apesar de respeitar os juízes, discorda profundamente deles. Ele afirmou que o Reino Unido deixará a UE em 31 de outubro.

'Como a lei está atualmente, o Reino Unido deixa a UE em 31 de outubro, haja o que houver, mas o mais empolgante para nós agora é conseguir um bom acordo', disse Johnson. 'E é nisso que estamos trabalhando. E, para ser sincero, isso não é facilitado por esse tipo de ação no Parlamento ou nas cortes', acrescentou.

O premiê falou com a rainha Elizabeth após a decisão do tribunal, disse uma autoridade do governo. O Parlamento foi suspenso de 10 de setembro a 14 de outubro. A suspensão foi aprovada pela rainha Elizabeth, chefe de Estado que é politicamente neutra, a conselho do primeiro-ministro.

Johnson, que não tem maioria parlamentar e sofreu repetidas derrotas antes da suspensão, argumentou que a suspensão é normal quando uma nova agenda legislativa é preparada.

Questionado sobre como planeja superar esse obstáculo, Johnson repetiu sua opinião de que uma saída em 31 de outubro é o padrão legal. Ele retornará ao Reino Unido depois de fazer um discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. suprema corte britanica …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.