Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

#TBT: Queen lançava Somebody To Love 46 anos atrás

Relembre uma das principais canções da banda

Placeholder - loading - Imagem/Divulgação: Queen para photoshoot.
Imagem/Divulgação: Queen para photoshoot.

Publicada em  

Em novembro de 1976, a banda britânica Queen lançava “Somebody To Love”, primeiro single do seu quinto álbum de estúdio “A Day At The Races”. Um dos hits mais icônicos do grupo, a faixa conquistou o 13º lugar na Billboard Hot 100 nos Estados Unidos e 2º no Reino Unido.

Imagem de conteúdo da notícia "#TBT: Queen lançava Somebody To Love 46 anos atrás" #1
Toque para aumentar

Sonoridade

Similarmente à Bohemian Rhapsody, a música carrega uma forte influência gospel. Freddie Mercury se juntou ao guitarrista Brian May e o baterista Roger Taylor para gravar várias camadas de vocais de apoio e harmonias, que se assemelham ao canto de um coral.

Além dos solos de guitarra e o piano melódico nos intervalos dos versos, a composição é marcada pela presença da voz potente de Mercury e os falsetes impressionantes de Taylor. A obra é um produto da fase de rock progressivo pela qual a banda passava.

A cantora norte-americana Aretha Franklin foi uma das inspirações por trás do fator experimental desta canção. Em uma entrevista, Brian revelou que o vocalista da banda sempre a admirou. Roger complementou: “Tem muito de Freddie nesta música. Nós tentamos manter a música solta, do tipo gospel. Acho que é a música mais solta que já fizemos.”

Significado

‘Somebody to Love’ é um estudo da solidão como emoção universal. Mercury interpreta um homem aflito em busca de amor que procura uma conexão, mas não a encontra. Desesperado, implora para lhe ajudarem a encontrar alguém que dê sentido à sua vida. No decorrer da canção, o eu-lírico lida com sentimentos de depressão e frustração, mas também determinação e esperança que o motivam ir atrás de seu objetivo.

Entretanto, a letra pode ser interpretada a partir da sexualidade do compositor. Mercury se relacionava com homens e, diante do estigma sobre relações homoafetivas nos anos 80, ele não tinha liberdade de estar com quem gostaria.

Imagem de conteúdo da notícia "#TBT: Queen lançava Somebody To Love 46 anos atrás" #2
Toque para aumentar

Videoclipe

O vídeo que acompanha a obra mostra os artistas reproduzindo o processo de gravação da canção no Sarm East Studios, gravadora em Londres. Além disso, o clipe traz imagens da performance que a banda realizou no Hyde Park, em Nova York, no ano de 1976.

Bruce Gowers, diretor do vídeo, também estava envolvido na produção dos clipes de Bohemian Rhaposdy e You’re My Best Friend. Hoje, o filme acumula mais 435 milhões de visualizações no YouTube. Confira:



Covers

Após a morte de Mercury em 1991, vários músicos fizeram releituras de ‘Somebody To Love’ para homenagear o autor. O cantor britânico George Michael, por exemplo, participou do Freddie Mercury Tribute Concert, em 1992.

Em um Estádio de Wembley lotado, Michael interpretou a canção junto de Roger Taylor, Brian May and John Deacon, outros membros da banda. Veja a performance completa:



Leia também:

LETRA E TRADUÇÃO: WISH U WERE HERE - BLISS

NOVEMBRO AZUL: SAIBA MAIS SOBRE A CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO

Imagem de conteúdo da notícia "#TBT: Queen lançava Somebody To Love 46 anos atrás" #3
Toque para aumentar

Escrito por Hadass Leventhal

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. tbt queen lancava somebody to …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.