Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Temer cobrará vice-presidente dos EUA sobre situação de imigrantes brasileiros, diz embaixador

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Temer cobrará vice-presidente dos EUA sobre situação de imigrantes brasileiros, diz embaixador"

Publicada em  

Atualizada em  

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Michel Temer fará cobranças ao vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, sobre a separação de crianças brasileiras de suas famílias em razão da política norte-americana de imigração, disse à imprensa o subsecretário-geral brasileiro de Assuntos Políticos Multilaterais, Europa e América do Norte, embaixador Fernando Simas Magalhães.

O presidente vai manifestar a preocupação em relação ao tratamento dado às famílias até em virtude do compromisso de ambos os países com os direitos humanos , disse o embaixador a jornalistas nesta segunda-feira.

Mike Pence chega ao Brasil nesta terça-feira para uma visita de dois dias ao país. Na terça, ele terá uma agenda com Temer e, no dia seguinte, visitará um centro de refugiados venezuelanos em Manaus. Se houver condições climáticas, Pence ainda fará um sobrevoo pela região Amazônica antes de seguir para o Equador.

A política de tolerância zero do governo Trump determina a prisão de todos os adultos flagrados entrando no país ilegalmente, inclusive postulantes a asilo. Enquanto os pais eram enviados para prisões, seus filhos iam para a centros de detenção diferentes, alguns em locais remotos.

Na semana passada o presidente dos EUA, Donald Trump, recuou e assinou um decreto para encerrar a separação de crianças de seus pais. Esse decreto determina que famílias imigrantes sejam detidas juntas quando entrarem ilegalmente no país. [nL1N1TM24Q]

O diplomata brasileiro disse que o debate sobre imigração nos EUA tem relevância diante da preocupação do governo Temer com a dignidade das pessoas.

É um tema que consta da reunião e receberá uma atenção concreta e especial do presidente Michel Temer , disse.

Essa posição foi reforçada mais tarde pelo ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, que disse ter a mais absoluta convicção de que a questão vai fazer parte das conversas de Temer com Pence.

Para Marun, o país tem alguns contenciosos para discutir com os Estados Unidos e que a visita de Pence vai ser uma excelente oportunidade para tratar dos assuntos. Mas o ministro não deu detalhes sobre o que será tratado na visita.

Na entrevista no Itamaraty, Magalhães destacou que a visita do vice-presidente é importante para o país e destacou o fato de ser a primeira deste nível desde a vinda do então vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, à cerimônia de posse da então presidente reeleita, Dilma Rousseff.

Este é o contato bilateral de mais alto nível , afirmou o embaixador, que citou o fato de Temer ter participado de um jantar com a presença do atual presidente dos EUA, Donald Trump, ano passado.

O subsecretário disse que a vinda de Pence também servirá para discutir um eventual avanço no acordo para uso compartilhado da base de Alcântara (MA) pelos Estados Unidos. A visita de Pence consolida resultados concretos, por exemplo, no âmbito de cooperação espacial , disse.

O diplomata afirmou que a relação entre os dois países atravessa um bom momento para o Brasil, citando a ratificação do acordo de céus abertos este ano pelo Senado, que permite uma ampliação dos voos entre os dois países.

(Por Ricardo Brito)

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. temer cobrara vice presidente …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.