alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    Temer diz que acertou com vice dos EUA que países sigam buscando eliminar barreiras no comércio

    Por Thomson Reuters

    Placeholder - loading - news single img

    Atualizada em

    Por Ricardo Brito

    BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Michel Temer disse nesta terça-feira que o vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, mencionou a questão das tarifas de aço, durante reunião em Brasília, e os dois concordaram que ambos países seguirão trabalhando para eliminar as barreiras para o comércio.

    O vice-presidente Pence até tomou iniciativa de suscitar a questão do aço e do alumínio, e nós concordamos, naturalmente, em seguir trabalhando para eliminar barreiras ao comércio entre os nossos países , afirmou Temer em declaração à imprensa no Palácio do Itamaraty, após reunião e almoço com Pence.

    Os Estados Unidos oficializaram no final de maio imposição de tarifas de importação de 25 por cento para aço e de 10 por cento para alumínio, em medida que impactou o Brasil.

    Após meses de negociações, o Brasil conseguiu que os EUA aceitassem criar uma cota de importação sem a incidência da tarifa, com base nos volumes negociados entre 2015 e 2017. A cota para o aço semiacabado, que compõe a maior parte das exportações da liga produzida no Brasil para os EUA, foi de 100 por cento dessa média, enquanto para aços longos, planos, inoxidáveis, e tubos a quota definida foi de 70 por cento da média. [nL2N1T329A]

    FILHOS DE IMIGRANTES

    Temer disse que tratou também da situação de filhos de brasileiros separados de seus pais ao tentarem entrar ilegalmente nos EUA e pediu a ajuda do vice-presidente norte-americano para uma rápida solução para o problema. Além disso, afirmou que o governo brasileiro ofereceu transporte para trazer de volta essas pessoas ao Brasil se esse for o desejo das famílias.

    Pouco antes da declaração de Temer, o embaixador do Brasil em Washington, Sérgio Amaral, disse que Temer havia afirmado a Pence que iria mandar um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) a fim de resgatar as crianças brasileiras desacompanhadas dos familiares nos Estados Unidos.

    VENEZUELA

    Na conversa que teve com Temer no Palácio do Planalto, o vice-presidente dos Estados Unidos elogiou a forte liderança do Brasil em enfrentar a crise venezuelana. Ele chegou a dizer que está ansioso em ser aconselhado sobre formas de como auxiliar a população da Venezuela, de onde milhares já fugiram para o Brasil.

    Os Estados Unidos estão orgulhosos de apoiar esses esforços , disse Pence, ao destacar que está firme com o Brasil e outras nações do continente para ver a democracia restaurada na Venezuela.

    Na declaração à imprensa, Temer também falou que ele e Pence lamentaram a crise humanitária enfrentada pela Venezuela e reforçou a disposição do Brasil em receber imigrantes do país vizinho. Na quarta-feira, o vice norte-americano vai a Manaus, onde deve visitar um centro de refugiados venezuelanos.

    Reiterei nossa disposição para receber venezuelanos no Brasil com muita dignidade , disse Temer no Itamaraty, na declaração, que durou cerca de oito minutos.

    O Brasil recebe centenas de venezuelanos diariamente, em fuga de uma crise que se agrava a cada dia. Muitos deles chegam ao país pedindo asilo, e o governo brasileiro tem tomado medidas para lidar com o grande fluxo de migrantes, principalmente em Roraima.

    AVANÇOS

    No encontro reservado que ambos tiveram, segundo relato de uma fonte à Reuters, Pence disse em várias ocasiões que falava em nome do presidente dos EUA, Donald Trump, e reconheceu o sucesso de medidas econômicas do presidente brasileiro. Ele deixou claro que sua visita teve o propósito também de atestar os avanços e melhorias nas relações entre os dois países.

    Aos jornalistas, Pence afirmou ainda que os dois países tem “fortes laços” econômicos e disse estar ansioso para aproximar essa relação.

    1. Home
    2. noticias
    3. temer diz que acertou com …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.