Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Tesouro dos EUA impõe sanções a homem acusado de lavar dinheiro para PCC

Placeholder - loading - Prédio do Departamento do Tesouro em Washington 20/01/2023 REUTERS/Kevin Lamarque
Prédio do Departamento do Tesouro em Washington 20/01/2023 REUTERS/Kevin Lamarque

Publicada em  

(Reuters) - O Departamento de Tesouro dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira a imposição de sanções a um homem apontado como responsável por lavar dinheiro da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), originada em São Paulo e que atua dentro e fora do Brasil, segundo comunicado do órgão do governo dos EUA.

De acordo com o Tesouro dos EUA, Diego Macedo Gonçalves do Carmo é um 'operador-chave' responsável pela lavagem de 'centenas de milhões de dólares' para o PCC, classificado pelas autoridades dos EUA como 'a mais notória organização criminosa do Brasil e uma das maiores da América Latina'.

'Com uma extensa rede ao redor da América Latina, assim como uma presença global em expansão, o PCC representa uma das mais significativas organizações de tráfico de narcóticos na região', disse o subsecretário do Tesouro dos EUA para Terrorismo e Inteligência Financeira, Brian E, Nelson, de acordo com o comunicado.

'Os Estados Unidos permanecerão ao lado do Brasil e de outros parceiros na região em nossos esforços para conter a capacidade do PCC de operar, incluindo sua habilidade de lavar recursos ilícitos no sistema financeiro global', acrescentou.

De acordo com o comunicado do Tesouro, a medida anunciada nesta quinta não teria ocorrido sem o apoio das autoridades brasileiras.

Gonçalves foi condenado em novembro de 2022 a 7 anos e 11 meses de prisão por tráfico de drogas. De acordo com o Tribunal de Justiça de São Paulo, ele lavou 1,2 bilhão de reais para o PCC. Mesmo preso, Gonçalves ainda permaneceria ativo no PCC e dando ordens da cadeia, disse o comunicado do Tesouro dos EUA, que afirma ainda que ele foi apontado como um dos envolvidos no assalto a uma agência do Banco do Brasil em Uberaba (MG) em 2019.

Pelas sanções impostas, todas as propriedades e interesses em propriedades de Gonçalves que estejam nos EUA ou no controle de cidadãos norte-americanos devem ser bloqueados e relatados ao Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros do Departamento do Tesouro dos EUA (OFAC, na sigla em inglês).

As sanções também impedem quaisquer transações de cidadãos norte-americanos ou de pessoas residentes ou que estejam em trânsito pelos Estados Unidos envolvendo as propriedades ou interesses ligados a Gonçalves sob pena de punições cíveis e criminais.

(Por Eduardo Simões, em São Paulo, e Daphne Psiledakis, em Washignton)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. tesouro dos eua impoe sancoes …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.