Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Teto de gastos reduz risco, afeta juros estruturais e estimula economia, defende time de Guedes

Placeholder - loading - 15/10/2010 REUTERS/Bruno Domingos
15/10/2010 REUTERS/Bruno Domingos

Publicada em  

Por Marcela Ayres

BRASÍLIA (Reuters) - Diante de debates cada vez mais intensos sobre eventual flexibilização do teto de gastos para permitir o aumento dos investimentos públicos, o Ministério da Economia defendeu nesta quarta-feira a manutenção do mecanismo, afirmando que ele possibilita a redução do risco, o que tem impacto estrutural nos juros, estimulando a economia.

Esta foi a mensagem da Secretaria de Política Econômica, que reconheceu os impactos para a atividade econômica da disseminação do coronavírus, bem como do recuo recente do petróleo, mas reafirmou o apelo pela realização de reformas como resposta ao ambiente mais desafiador.

'Estamos monitorando de perto os desdobramentos do Covid-19 e a recente queda no preço do petróleo e reafirmamos que a melhor resposta ao novo cenário é perseverar com as reformas fiscais e estruturais', disse a SPE, em nota.

A mensagem veio após a secretaria ter cortado a projeção de crescimento econômico neste ano a 2,1%, ante patamar de 2,4% calculado em janeiro e um percentual de 2,3% na Lei Orçamentária Anual aprovada pelo Congresso, cujos parâmetros seguem vigentes.

A SPE frisou que o coronavírus poderá representar diversos choques negativos sobre a atividade econômica global.

'De produtividade, devido a quebras de cadeia produtiva e possíveis limitações promovidas pela doença ao trabalho; choque de demanda resultante na queda de PIB mundial; choque nos preços de commodities; choques nas condições financeiras, limitando o crédito', afirmou.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. teto de gastos reduz risco …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.