Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Trabalhistas impõem grande derrota a premiê britânico em eleições parciais

Placeholder - loading - Líder trabalhista Kier Starmer em Tamworth   20/10/2023    REUTERS/Toby Melville
Líder trabalhista Kier Starmer em Tamworth 20/10/2023 REUTERS/Toby Melville

Publicada em  

Por Andrew MacAskill e Elizabeth Piper

LONDRES (Reuters) - O Partido Trabalhista do Reino Unido impôs uma grande derrota ao primeiro-ministro Rishi Sunak e seu Partido Conservador nesta sexta-feira, conquistando dois assentos parlamentares que, segundo o líder trabalhista Keir Starmer, mostraram que os eleitores desejam mudanças na próxima eleição nacional.

A dupla derrota mostrou uma grande queda no apoio aos conservadores, que venceram as últimas quatro votações nacionais, e sugere que os trabalhistas estão no caminho certo para conquistar o poder pela primeira vez desde 2010 em uma eleição esperada para o próximo ano.

Embora as chamadas eleições parciais geralmente sejam perdidas pelo partido governista, a escala da derrota em duas cadeiras parlamentares que os conservadores ocupam há anos aumenta a pressão sobre Sunak, que assumiu o cargo há quase um ano, depois que seu partido se envolveu em escândalos e caos sob líderes anteriores.

Starmer, que tem levado os trabalhistas para mais próximo do centro do espectro político, disse que os votos mostraram que seu partido é o 'partido do futuro'.

'Está claro que os eleitores daqui deram as costas a um governo Tory (conservador) fracassado. Eles já estão fartos do declínio dos últimos 13 anos e estão clamando por mudanças', disse ele, dividindo o palco em Mid-Bedfordshire, uma área a cerca de 80 km ao norte de Londres, com seu novo parlamentar.

Os trabalhistas venceram em Mid-Bedfordshire ao derrubar uma diferença de quase 25 mil votos - o maior déficit que o partido superou em uma eleição parcial desde 1945.

O partido também derrubou uma grande maioria em outro antigo reduto conservador, Tamworth, um distrito eleitoral em grande parte rural na região central da Inglaterra, com o partido desfrutando da segunda maior virada em relação aos conservadores desde a Segunda Guerra Mundial.

Muitos conservadores já haviam se resignado a perder as duas disputas. Mas muitos disseram que Sunak ainda tem tempo para tentar recuperar a vantagem substancial que o partido de Starmer tem nas pesquisas de opinião.

O Partido Conservador venceu apenas uma das últimas 12 eleições parciais, sendo que metade das disputas foi causada pela renúncia de políticos por má conduta.

Sunak, um ex-banqueiro de 43 anos, tem buscado se apresentar como um reformador ousado, não mais o tecnocrata cauteloso que restaurou parte da credibilidade do Reino Unido depois que escândalos e caos forçaram seus dois antecessores a deixar o cargo.

Mas com os eleitores irritados com a inflação alta, a estagnação econômica e os longos períodos de espera para usar o serviço de saúde estatal, Sunak está correndo contra o tempo para diminuir a diferença em relação ao Partido Trabalhista, que tem uma vantagem de dois dígitos nas pesquisas sobre os conservadores há mais de um ano.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. trabalhistas impoem grande …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.