Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Tribunal Penal Internacional diz que manterá trabalho apesar de ameaça de sanções dos EUA

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Tribunal Penal Internacional diz que manterá trabalho apesar de ameaça de sanções dos EUA"

Publicada em  

HAIA (Reuters) - O Tribunal Penal Internacional (TPI) disse nesta terça-feira que 'continuará a fazer seu trabalho sem temor', um dia depois de o assessor de Segurança Nacional dos Estados Unidos, John Bolton, ameaçar sanções se a corte investigar atividades dos EUA no Afeganistão.

O tribunal sediado em Haia disse em um comunicado que é uma instituição independente e imparcial que conta com o apoio de 123 países.

'O TPI, como tribunal de justiça, continuará a fazer seu trabalho sem temor, de acordo com tais princípios e com a ideia abrangente do Estado de Direito', disse a entidade.

No ano passado, a procuradora-geral do TPI, Fatou Bensouda, disse haver 'uma base razoável para acreditar' que crimes de guerra e crimes contra a humanidade foram cometidos no Afeganistão e que todos os lados do conflito serão examinados, inclusive membros das Forças Armadas dos EUA e da Agência Central de Inteligência.

Na segunda-feira Bolton disse que, se tal investigação for iniciada, o governo Trump cogitará impedir a entrada de juízes e procuradores do TPI nos EUA, sancionar fundos que estes têm no país e processá-los em cortes norte-americanas.

Os EUA não ratificaram o tratado de Roma que estabeleceu o TPI durante a Presidência do republicano George W. Bush. Ao invés disso, adotaram a Lei de Proteção a Membros de Serviços Americanos, apelidada de Lei da Invasão da Haia por autorizar o uso de todo e qualquer meio para libertar funcionários norte-americanos detidos pelo tribunal.

(Por Anthony Deutsch)

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. tribunal penal internacional …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.