Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Tribunal russo multa Google em US$50,8 milhões por informações 'falsas', segundo agência

Placeholder - loading - Logotipo do regulador estatal de comunicações da Rússia, Roskomnadzor, é refletido em uma tela de laptop mostrando a página inicial do Google 27/05/2021 REUTERS/Maxim Shemetov/Ilustração
Logotipo do regulador estatal de comunicações da Rússia, Roskomnadzor, é refletido em uma tela de laptop mostrando a página inicial do Google 27/05/2021 REUTERS/Maxim Shemetov/Ilustração

Publicada em  

Atualizada em  

MOSCOU (Reuters) - Um tribunal russo multou o Google, da Alphabet, nesta quarta-feira em 4,6 bilhões de rublos (50,84 milhões de dólares) por não ter excluído supostas informações 'falsas' sobre o conflito na Ucrânia e outros tópicos, informou a agência de notícias Tass.

A Rússia tem se desentendido com empresas estrangeiras de tecnologia sobre conteúdo, censura, dados e representação local em uma disputa latente que se intensificou depois que a Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro de 2022.

A agência de notícias RIA disse que a multa também foi imposta devido ao fato de o Google não ter removido 'conteúdo extremista' e a distribuição do que a Rússia chama de 'propaganda LGBT'.

O Google não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

A Rússia chama o conflito na Ucrânia de 'operação militar especial'. A Suprema Corte do país decidiu em novembro que ativistas LGBT deveriam ser designados como 'extremistas', em uma medida que os representantes de homossexuais e transsexuais temem que leve a prisões e processos judiciais.

O YouTube, da Alphabet, tem sido um alvo específico da ira do Estado russo, mas, ao contrário do Twitter e das plataformas da Meta, Facebook e Instagram, não foi bloqueado. A multa foi calculada como uma parcela do faturamento anual do Google na Rússia. A empresa recebeu penalidades semelhantes de 7,2 bilhões de rublos no final de 2021 e 21,1 bilhões de rublos em agosto de 2022.

(Por Reuters, em Moscou)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. tribunal russo multa google …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.