Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Trump amplia liderança nas pesquisas em Iowa antes da primeira disputa republicana

Placeholder - loading - O ex-presidente dos EUA e candidato presidencial republicano Donald Trump reúne-se com apoiadores em evento em Ankeny, Iowa, EUA 02/12/2023 REUTERS/Carlos Barria
O ex-presidente dos EUA e candidato presidencial republicano Donald Trump reúne-se com apoiadores em evento em Ankeny, Iowa, EUA 02/12/2023 REUTERS/Carlos Barria

Publicada em  

Por Tim Reid

(Reuters) - Donald Trump tem uma vantagem enorme e ampliada sobre seus rivais pela indicação republicana presidencial em uma nova pesquisa em Iowa, Estado norte-americano que dá início à disputa pela indicação do partido em 15 de janeiro.

O ex-presidente tem 51% de apoio como primeira escolha de pessoas que provavelmente participarão das assembleias eleitorais de Iowa no próximo mês, segundo pesquisa NBC News/Des Moines Register/Mediacom divulgada nesta segunda-feira, percentual acima dos 43% registrados na rodada anterior da sondagem em outubro.

O governador da Flórida, Ron DeSantis, tem 19% de apoio como primeira escolha na pesquisa --- ante 16% em outubro --, enquanto a ex-embaixadora das Nações Unidas, Nikki Haley, está com 16%, mesmo patamar apurado na última pesquisa.

Iowa usa um sistema diferente da forma tradicional adotada pela maioria dos outros Estados para escolher candidatos presidenciais. Os eleitores de Iowa – ou participantes da Assembleia eleitoral – irão se reunir durante várias horas em milhares de locais no dia 15 de janeiro para debater sobre os candidatos antes de classificá-los. Pesquisar a preferência de primeira escolha dos habitantes de Iowa é o melhor indicador do apoio aos candidatos.

Apesar de uma miríade de problemas legais -- ele enfrenta várias acusações criminais por seu papel na invasão violenta de 6 de janeiro de 2021 ao Capitólio dos EUA, nos pagamentos em dinheiro a uma estrela pornô, e no roubo de documentos confidenciais -- Trump é atualmente o líder na disputa da indicação presidencial do Partido Republicano para enfrentar o presidente democrata Joe Biden nas eleições de novembro do ano que vem, uma provável revanche da disputa de 2020.

A vantagem de Trump em Iowa é alimentada por maiorias de evangélicos e prováveis participantes de uma convenção política pela primeira vez, além de quase três quartos dos republicanos que acreditam que Trump pode derrotar Biden no próximo ano, aponta a pesquisa.

Trump também desfruta de liderança sobre seus rivais republicanos nas pesquisas nacionais e em New Hampshire, segundo Estado a votar na disputa de indicação republicana em 23 de janeiro.

(Reportagem de Tim Reid)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. trump amplia lideranca nas …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.